Argentina amplia toque de recolher obrigatório

Foram suspensas várias atividades, incluindo aulas presenciais

Por: Da Agência Brasil  -  16/04/21  -  00:34
Toque de recolher na Argentina vai até o dia 30 de abril
Toque de recolher na Argentina vai até o dia 30 de abril   Foto: Unsplash

O presidente argentino, Alberto Fernández, ampliou o horário do toque derecolher, anunciado uma semana antes, e suspendeu uma série de atividades, incluindo as aulas presenciais, até 30 de abril, para evitar a saturação de doentes com covid-19 nos hospitais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"O que tentamos na semana passada foi pouco. Todo o esforço que fizemos até aqui parece insuficiente à luz de como aumentam os contágios na Argentina. Por isso, decidi que entre as 20he as 6hninguémpoderá circular pelas ruas", disseFernández, em rede nacional de rádio e TV.


Há uma semana, Fernández tinha anunciado um toque de recolher entre a meia-noite e as seis da manhã. Além disso, tinha determinadoque bares e restaurantes só funcionassem até as 23h, horário que também diminuiu em quatro horas.


"Todas as atividades comerciais só poderão ocorrerentre as 9he as 19h. As atividades gastronômicas ficarão fechadas em horário noturno. Também suspendi todas as atividades recreativas, sociais, culturais, desportivas e religiosas em lugares fechados", disseo presidente, incluindo na lista aquilo que o governo prometera que seria a última atividade a ser fechada: as escolas.


"Todas essas medidas incluem a suspensão de aulas, durante duas semanas, a partir de segunda-feira [19]. Alunos e professores não irão à escola. A educação será virtual, a distância. As demais medidas começaram a valer a partir da zero hora de sexta-feira e vão até o dia 30 de abril", afirmou, acrescentandoque as medidas visam a atingirdois objetivos: "não interromper a campanha de vacinação e evitar que o sistema de saúde fique saturado".


Várias clínicas do sistema de saúde privado, onde 70% dos argentinos são atendidos, estão próximas da saturação, especialmente na área metropolitana de Buenos Aires. No sistema de saúde público, a ocupação de leitosde cuidados intensivos está em 70%.


"Há um mês, tínhamos 45.498 casos de contágios. Na semana passada, 122.468 casos. Nesta semana, o número será maior. Isso significa que multiplicamos por mais de duasa quantidade de contágios em apenas um mês".


As medidas sãodestinadas à área metropolitana de Buenos Aires que abrange a capital argentina, onde vivem 3milhões de habitantes, além de mais dez distritos com 13 milhões de pessoas.


Protestos


Logo após o anúncio das medidas, milhares de pessoas começaram um forte panelaço de protesto na maioria dos bairros de Buenos Aires. Primeiropelas janelas,depois, pelas ruas. Em frente à residência presidencial, milhares de pessoas protestaram.


No ano passado, a Argentina manteve a mais prolongada quarentena do mundo, com 233 dias de isolamento, que provocou milhares de falências e uma queda de 10% no Produto Interno Bruto(PIB).


Em apenas um ano, a pandemia já deixou na Argentina quase o dobro de mortos: 58.542. Só nas últimas 24 horas foram registrados 368 óbitos.


Com 45 milhões de habitantes, o número de casoschega a 2,604 milhões, com 25.157 novos casos nas últimas 24 horas.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter