Anvisa adota medidas de precauções em voos do Reino Unido

Ação de prevenção será adotada nos próximos voos provenientes da nação

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/12/20  -  08:13
Atualizado em 22/12/20 - 09:00
  Foto: Divulgação

A Anvisa realizou nesta segunda-feira (21) uma ação de fiscalização e acompanhamento no voo proveniente do Reino Unido que chegou ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A ação faz parte das medidas diante da informação de que uma variante do vírus da Covid-19 está em circulação naquele país.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antes da chegada da aeronave em solo brasileiro, a Anvisa articulou com órgãos de governo a adoção imediata das medidas de controle sanitário. A aeronave chegou no aeroporto internacional de Tom Jobim (Galeão), por volta de 19h40 e fiscais sanitários de plantão atuaram com as seguintes ações:


1- leitura de mensagem sonora no voo, já em solo brasileiro com a presença da autoridade sanitária


2- fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque


3- orientação aos passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo nacional por autoridades brasileiras de saúde;


4- solicitação de informações sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea. Essas informações já foram enviadas às autoridades competentes.


A Rede CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), ligada ao Ministério da Saúde, realizará os procedimentos de contato com os passageiros e tripulantes para monitoramento das condições de saúde e direcionamento aos serviços de atenção à saúde, bem como a adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19.


5- monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave;


6- acompanhamento do trânsito dos passageiros até a área de imigração, orientando o distanciamento social e evitando a aglomeração;


A Anvisa informou que na ação nenhum passageiro ou tripulante declarou ter sintomas da Covid-19 durante o voo. Além das medidas acima, estão em andamento outras como restrições de acesso ao Duty Free. Estas ações serão adotadas nos próximos voos provenientes do Reino Unido nos aeroportos de Guarulhos e Galeão.


De acordo com a Portaria 630/2020, que já havia sido publicada, a partir do dia 30 deste mês, a entrada de viajantes por via aérea no país só será permitida com a apresentação de teste laboratorial do tipo RT-PCR, para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo.



* Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
 


Logo A Tribuna
Newsletter