Alemanha: impedir acordo UE/Mercosul não ajuda a reduzir destruição da Amazônia

Angela Merkel disse que compartilha da preocupação do presidente da França, Emmanuel Macron, mas que impedir o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul não ajudará

Por: Da Agência Estado  -  24/08/19  -  14:24
Chanceler da Alemanha, Angela Merkel
Chanceler da Alemanha, Angela Merkel   Foto: Allison Dinner/AFP

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse neste sábado (24) que compartilha da preocupação do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre os incêndios na Floresta Amazônia, mas afirmou que impedir um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul não ajudará a reduzir a destruição da floresta.

Sexta-feira (23), ao chegar para a reunião das sete economias mais fortes do mundo (G-7), Mácron ameaçou bloquear o acordo comercial recentemente acordado com o Mercosul, que inclui Argentina, Paraguai e Uruguai. A Irlanda juntou-se à ameaça.

Segundo e-mail do governo de Merkel, o acordo do Mercosul possui uma declaração de comércio que "inclui um ambicioso capítulo de sustentabilidade com regras vinculativas sobre proteção, em que ambos os lados se comprometeram a implementar em um acordo sobre o clima", destacou.

"A não-conclusão [do acordo] é, portanto, do nosso ponto de vista, uma resposta não apropriada ao que está acontecendo atualmente no Brasil", concluiu o governo alemão.


Logo A Tribuna
Newsletter