Uso de máscaras é um dos desafios para estudantes na Fuvest 2021

2.421 candidatos fazem na tarde deste domingo (10) o principal vestibular do País em Santos. A prova e o gabarito serão divulgados às 19h30

Por: Sandro Thadeu  -  10/01/21  -  18:16
Uso de máscaras é um dos desafios para estudantes na Fuvest 2021
Uso de máscaras é um dos desafios para estudantes na Fuvest 2021   Foto: Carlos Nogueira/AT

Além da ansiedade e da preocupação natural com o conteúdo da prova da primeira fase do vestibular da Fuvest deste ano, os estudantes tiveram neste domingo (10) outro desafio pela frente: responder as questões usando máscara.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Esse acessório obrigatório é necessário em razão da pandemia de covid-19. Por esse motivo, alguns jovens admitiram que a novidade poderia atrapalhar de alguma forma o desempenho ao encarar as 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha no prazo de cinco horas.


“A sensação é horrível. Vai ser muito desconfortável ficar desse jeito em uma sala de aula com o ar condicionado desligado nesse calor desgraçado, mas é o processo que temos que passar para alcançar nosso objetivo”, afirmou Bruno Mendes Silva, que quer entrar para o curso de História.


Esse adolescente de 18 anos foi um dos 1.171 candidatos da Baixada Santista que fizeram o principal vestibular do País na Universidade Paulista (Unip), no bairro do Jabaquara, em Santos. Outros 1.250 realizaram a prova na Universidade Santa Cecília (Unisanta).


Aos 17 anos, Giovanna Machado participou da Fuvest como treineira. A sua intenção no futuro é cursar Jornalismo. Ela estava confiante em seu desempenho, mas admitiu que a máscara iria incomodá-la. “Já estou ficando com calor apenas de dar essa entrevista, mas a gente precisa se acostumar, né?”, disse.
O diretor acadêmico e professor de Matemática do Objetivo Santos, Lúcio Ribeiro, explicou que houve uma orientação especial para os estudantes diante dessa nova situação.


“Durante as aulas e até mesmo nos simulados que eram feitos de forma remota, nós orientamos que as aulas fossem assistidas e as provas realizadas de máscara para ninguém ser surpreendido durante o vestibular”, explicou.


Expectativa


Moradora de Guarujá, Amarilis Elena Silva Gomes de Oliveira, de 18 anos, decidiu tentar uma vaga para o curso de Artes Visuais.


Ela admitiu que foi difícil a preparação para a Fuvest. “Estudo em colégio público e houve uma atrasada. Será complicado concorrer com pessoas de outras escolas”, afirmou a adolescente.
Acompanhada da mãe, Luiza dos Anjos não escondia o nervosismo nos minutos que antecediam a prova. “Estudei bastante, principalmente nesta última semana. É o meu primeiro vestibular. Espero conseguir entrar no curso de Medicina Veterinária”, disse.


No portão de acesso da Unip, a coordenadora do Cursinho Sapiência, Nilisa Cassitas, estava incentivando a filha Carolina e dando apoio a outros colegas da adolescente antes dos portões se fecharem, às 13 horas.


“Foi uma preparação difícil e tivemos que nos se adaptar rapidamente à nova realidade. A ansiedade dos alunos é muito grande, o que é normal nessa fase. A Fuvest é o terror de todos eles (risos)”, citou.
A Reportagem flagrou um candidato que chegou três minutos atrasado para a Fuvest, mas ele nem quis descer do carro ao perceber que não era mais permitido o acesso à universidade.


A prova e o gabarito oficial serão divulgados neste domingo (10), às 19h30.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter