Startup oferece 25 mil bolsas de estudo para cursos de tecnologia na Baixada Santista

Ação em conjunto com Estado tem como pilar democratizar a educação profissional para os novos talentos que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/08/20  -  17:36
Atualizado em 20/05/21 - 10:53
 Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo
Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo   Foto: Agência Brasil/EBC

Estudantes da Baixada Santistas já podem se inscrever para uma das 25 mil bolsas de estudo gratuitas do programa de treinamento (bootcamp) destinado à área de programação de games. As vagas são uma parceria firmada entre a Digital Innovation One e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.


A iniciativa tem o objetivo de qualificar novos talentos para o mercado de trabalho, que hoje estudam na rede estadual de ensino. As inscrições podem ser feitas no site do programa.


A formação ocorrerá por meio do programa Novotec, do governo do Estado, que oferece capacitação gratuita aos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais paulistas. As aulas também estão disponíveis aos ex-alunos com até dois anos de formação.


A ideia é proporcionar a primeira experiência do jovem com o mercado de trabalho e orientá-lo sobre técnicas e projeções de carreiras por meio de mentores profissionais.


O cronograma prevê 100 horas-aulas, nas quais os alunos serão capacitados por meio de projetos práticos de mercado e desafios de código, para poderem atuar como desenvolvedores de software front-end (parte visível ao usuário). Os estudantes terão conhecimentos para serem criadores de sites e páginas on-line que utilizam tecnologias bases da web, como código HTML, CSS e JavaScript.


Ao final desse programa de treinamento, todos os participantes que concluírem as aulas receberão um certificado. Os alunos que mais se destacarem ficarão disponíveis na plataforma para potenciais convites de entrevistas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da startup.


Entre elas estão o Grupo Carrefour (rede varejista e banco do grupo), GFT, Impulso, ART IT e ZarpSystem, e também empresas integrantes do ecossistema Meu Futuro Digital, que também apoia a iniciativa.


Qualificação profissional


A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para diminuir a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no primeiro semestre deste ano, aponta que a taxa de desocupação da população de 18 a 24 anos foi de 23,8% no 4º trimestre de 2019. Ou seja, são mais de 3 milhões de jovens sem emprego.


Logo A Tribuna
Newsletter