Quatro cursos superiores da Baixada Santista têm nota máxima no Enade

Faculdades locais atingiram conceito 5 no Enade, divulgado nesta terça-feira (20)

Por: Tatiane Calixto  -  22/10/20  -  00:05
Atualizado em 20/05/21 - 10:31
 Novo marco do saneamento básico será um dos temas abordados na semana jurídica da UniSantos
Novo marco do saneamento básico será um dos temas abordados na semana jurídica da UniSantos   Foto: Arquivo pessoal

Quatro cursos da região atingiram o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nutrição, Fisioterapia e Educação Física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Farmácia da Universidade Católica de Santos (UniSantos) foram avaliados com o conceito mais alto na escala, que vai de 1 a 5.


Porém, 31,94% dos 72 cursos locais com desempenho anunciado ficaram abaixo do conceito 3, considerado médio. Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) foi o único da região a ter nível 1.


O Enade é um exame feito por estudantes, no final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimentos, competências e habilidades ao longo dos estudos.


A cada três anos, um grupo de cursos é avaliado, servindo como ferramenta que integra o sistema de avaliação do Ensino Superior brasileiro.


No País, divulgou-se o desempenho de 8.189 cursos. A maioria, 37,9% ficou na faixa 3; 35,3% nas faixas 1 e 2; 20,6%, na 4; e 6,3% atingiram o conceito 5.


Como na Baixada Santista, cursos federais se destacaram com conceito máximo em nível nacional: 46% conseguiram conceito 4, e 24,1%, conceito 5.


“Ter sete dos nossos 12 cursos avaliados com conceito máximo mostra uma grande qualidade na formação dos nossos estudantes”. avalia a pró-reitora de Graduação da Unifesp, Isabel Quadros. Segundo ela, é um trabalho que envolve dos estudantes a coordenadores dos cursos e a Pró-Reitoria de Graduação.


“Esperamos mostrar cada vez mais que, na universidade pública, apesar de todas as dificuldades na questão orçamentária cada vez mais deficitária, o que temos de mais importante são os recursos humanos.”


Privadas


Em 2019, 43,5% dos cursos de instituições particulares avaliados pelo Enade que tiveram o desempenho divulgado ficaram nos conceitos 1 e 2; outros 41,7%, no 3; 13,4%, no 4; 1,5%, no 5.


“Nós somos o primeiro curso de Farmácia na região, há mais de 30 anos. Então, temos professores altamente engajados e com experiência. Além disso, o curso de Farmácia é bastante voltado para a pesquisa e a UniSantos investe muito nesse setor”, analisa Marlene Rosimar da Silva Vieira, coordenadora do curso de Farmácia da UniSantos, com conceito mais alto.


A Unimes disse esperar o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para melhor avaliar a situação do curso de Medicina, “tendo em vista que o curso apresentou o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado alto”.


Formas de avaliação devem mudar


Durante a entrevista coletiva em que anunciou os resultados do Enade, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que estão sendo discutidas novas formas de avaliar o Ensino Superior e que deverá haver uma reformulação nas regras para melhorar a qualidade dos cursos de graduação no País.


Segundo Lopes, uma revisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) está sendo debatida internamente e com fóruns como o Conselho Nacional de Educação (CNE).


“A lei do Sinaes é de 2004. Acho que é o momento de a gente reavaliar nosso processo avaliativo, nosso processo regulatório. Isso vai ser feito junto com as instituições de Ensino Superior públicas e privadas”, disse Lopes.


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou que o papel da pasta é melhorar a qualidade do Ensino Superior. “Está na hora de pararmos um pouco e pensarmos na qualidade. Impossível (comparar) os valores do orçamento do MEC e a qualidade que temos na educação brasileira. Nós precisamos tomar uma atitude.”


Logo A Tribuna
Newsletter