Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Candidatos têm até terça-feira para manifestar interesse

Por: Da Agência Brasil  -  01/03/21  -  11:49
Atualizado em 20/05/21 - 09:42
 Resultado será divulgado dia 5 de março
Resultado será divulgado dia 5 de março   Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Interessados em entrar na lista de espera de bolsasde estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devemacessar apágina de inscrição,com seu número e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recentenestasegunda(1º) eterça-feira (2)emanifestarinteresse em participardo processo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Diferentemente dasegundachamada,a esperanão é automática. A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021 enão está aberta a novos inscritos.


O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre.Quem não for chamado em lista de espera, cujo resultado será divulgado em5 de março,tem que esperar até a edição seguinte para tentar novamente.Essa etapacomporta todas as vagas não preenchidasdentre as 162 mil oferecidas duranteprimeira esegundachamadas desta edição doProuni.


Comprovação


No caso de candidatos pré-selecionados em lista de espera, operíodo para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a12 de março.Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de atétrêssalários mínimos por pessoa.


Divulgação


Os cursos disponíveis na lista de esperavariam em cada edição.Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conformea disponibilidade de vagas, ointeressadodeve acessaro sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se foi contemplado. O Ministério da Educaçãonão envia mensagensinformando sobre a aprovação.Caso pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para a apresentardocumentaçãoexigida comocomprovantes de renda, identificaçãopessoal, endereço e escolaridade.


Candidatos


Criado para permitir o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior,só podem pleitearuma bolsacandidatos que fizeramo Enem mais recente e obtiverampelo menos 450 pontos na média das provas, semterzerado a redação.Também é necessário comprovarrenda familiar bruta mensal de, no máximo, trêssalários mínimos por pessoae nãoterdiploma de nível superior.


O candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:


- ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;


- ser professor da rede pública de ensino básicono efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;


- Ser pessoa com deficiência.


Logo A Tribuna
Newsletter