Professores de Bertioga participam de capacitação em educação patrimonial

Curso tem como tema o Forte São João, que é candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/02/20  -  17:37

Os professores da rede pública de Bertioga iniciaram nesta segunda-feira (17), às 13h, uma capacitação em educação patrimonial oferecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As aulas terão como tema o Forte São João, que é candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e serão realizadas até sexta-feira (21), sempre das 13h às 17h, no Paço Municipal.


A ação é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura, Iphan, Sesc Bertioga e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Durante o encontro, os professores conhecerão um pouco mais sobre a história da fortificação, que é a mais antiga do Brasil, além de conceitos de patrimônio cultural e legislação da área, entre outros assuntos. 


O objetivo do projeto é fazer com que os alunos e a população que vive no entorno do Forte São João participem do processo de candidatura, que deve ser oficializada em 2021. O patrimônio representa São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país.


As ações de educação patrimonial fazem parte da preparação para a candidatura. Elas são fundamentais para que todos os envolvidos, governos, organizações não-governamentais e comunidades, possam desenvolver uma compreensão comum e uma responsabilidade compartilhada pelo futuro dos bens.


Logo A Tribuna
Newsletter