Prefeitura de Cubatão entrega sistema de monitoramento de segurança nas unidades de ensino

O sistema é composto por dispositivos eletrônicos instalados em pontos estratégicos

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/03/20  -  22:02
As 55 unidades municipais de ensino de Cubatão receberão os equipamentos
As 55 unidades municipais de ensino de Cubatão receberão os equipamentos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Prefeitura de Cubatão entregou, nesta sexta-feira (13), o sistema de monitoramento eletrônico da rede municipal de ensino. O sistema é composto por dispositivos eletrônicos instalados em pontos estratégicos e caso acionados, disparam alarmes sonoros e notificam a central de monitoramento imediatamente.


Representantes da Secretarias de Educação, Segurança Pública e Cidadania, da Polícia Militar e da empresa de segurança MGA Tecnologia realizaram uma visita técnica na UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, a primeira escola a receber a novidade. Eles conferiram os equipamentos e sua aplicabilidade. Para o secretário-adjunto de Educação, César Martins, “aplicar de forma cada vez mais intensa a tecnologia no controle e segurança das unidades é o mais importante”.


Se acionado, o alarme notifica a Central de Monitoramento localizada no Paço Municipal e a Secretaria de Segurança Pública repassa o chamado à Polícia Militar. A Seduc será informada de todos os acionamentos e também acompanhará os serviços por relatório detalhado de todos os acontecimentos e os procedimentos adotados em cada ocorrência.


“O sistema é extremamente moderno e sensível, com capacidade para detectar qualquer tipo de anormalidade uma vez que for acionado. Além da segurança, agrega economia ao município. É ágil e de extrema confiança”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Wanderley Mange.


Os itens e tecnologia utilizados, reforçando que serão considerados conforme a peculiaridade de cada local, visando à amplitude e tamanho dos próprios públicos contemplam:


  • central monitorada: este equipamento é o núcleo do seu conjunto de dispositivos. O grande diferencial deste produto, em termos de eficácia, é o monitoramento 24 horas. Com este modelo, a segurança pode ser compartilhada com uma empresa terceirizada que acompanha os registros do sistema de alarme;
  • sensores de infravermelho: podem medir o calor de um objeto, bem como detectar movimento;
  • sensores função PET: realiza a compensação automática de temperatura e peso referente a animais com até 30 quilos;
  • sensores sem fio: sistemas de alarme para detecção de aberturas não autorizadas ou arrombamentos de portas, janelas, gavetas e cofres.

Logo A Tribuna
Newsletter