Passe Livre e Passe Escolar do transporte metropolitano podem ser solicitados em janeiro

Requisições podem ser feitas a partir de 6 de janeiro no site da EMTU

Por: De A Tribuna On-line  -  29/12/19  -  18:53
  Foto: Rogério Soares/AT

Os estudantes e professores que precisam renovar o Passe Livre e o Passe Escolar (meia tarifa) do transporte metropolitano em 2020 poderão requisitar o benefício a partir do dia 6 de janeiro. Os interessados devem preencher os formulários de requisição ou revalidação.


Antes, em 2 janeiro, as instituições de ensino iniciarão o cadastramento de estudantes e professores que desejam solicitar o benefício. A instituição acessará o portal www.emtu.sp.gov.br.


Em 2020, haverá duas alterações em relação a este ano: o comprovante de residência enviado pelo estudante precisa ser de um serviço vinculado diretamente ao local onde ele mora - como conta de luz, telefone fixo, água e gás encanado.


A segunda mudança é que haverá ressarcimento da taxa de requisição apenas em casos de pagamento em duplicidade ou em valor diferente do boleto. A partir do dia 1º de fevereiro, estará disponívela venda de créditos eletrônicos para a modalidade Meia Tarifa e a validação e utilização da cota para o Passe Livre.


Passo a passo


Para solicitar o Passe Livre, o estudante ou professor deve solicitar em sua escola o cadastramento no Portal Parceiros EMTTU - Instituição de Ensino. Assim que estiver inscrito, é necessário acessar o site e preencher o formulário de solicitação.


Estudantes cadastrados como baixa renda precisam preencher a composição familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, encaminhando a documentação exigida para comprovar. Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo, o cadastro é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 22,05 (dezembro de 2019). Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para o Passe Escolar (Meia Tarifa) com o pagamento do mesmo valor.


O Regulamento 2020 do Passe Escolar já está disponível no site www.emtu.sp.gov.br. A situação das solicitações poderá ser acompanhada pelo link www.emtu.sp.gov.br/passe.


Logo A Tribuna
Newsletter