Novotec: Baixada Santista tem 600 vagas de formação profissional gratuita

Modalidade permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/10/20  -  21:22
Atualizado em 20/05/21 - 10:45
 Na Capital, os vereadores definiram que cabe aos pais definir quando retornar às aulas presenciais
Na Capital, os vereadores definiram que cabe aos pais definir quando retornar às aulas presenciais   Foto: Paulo Liebert/Estadão Conteúdo

O governo do Estado oferece 600 vagas na Baixada Santista para cursos técnicos gratuitos do programaNovotecIntegrado, modalidade que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses deGloboplaygrátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes eserviços!


Na região serão ofertados os cursos de Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Guia de Turismo, Informática para interneteLogística. No total, sete cidadesestão com vagas abertas: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos e São Vicente.


Os cursos escolhidos para cada região foram definidos em conjunto com as escolas estaduais eEtecse contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade.


O programaNovotecé voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos doNovotecIntegrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.


Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão dasEtecseFatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.


Como se inscrever


Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.


Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.


O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 de outubro. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão oNovotecIntegrado.


Veja vagas na Baixada Santista


Bertioga – Professora Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno: Administração (manhã)


Cubatão - Marechal Humberto de Alencar Castello Branco: Desenvolvimento de Sistemas (tarde)


Cubatão - Professor ZenonCleantesde Moura: Logística (manhã)


Guarujá - Professor Diniz Martins: Informática para Internet (manhã)


Guarujá - Professor Lucas Nogueira Garcez: Informática para Internet (manhã) Guarujá - Marcilio Sias: Informática para Internet (tarde)


Guarujá - DR. Roberto AmauryGalliera: Contabilidade (manhã)


Itanhaém - Benedito Calixto: Informática para Internet (tarde) Itanhaém - Professor JonTeodoresco: Informática para Internet (tarde)


Praia Grande - Alexandrina Santiago Netto: Informática para Internet (tarde)


Praia Grande - Vilma Catharina Mosca Leone: Administração (tarde)


Santos - Padre Bartolomeu de Gusmão: Logística (tarde)


Santos - Olga Cury: Guia de Turismo (tarde)


Santos - Primo Ferreira: Desenvolvimento de Sistemas (tarde)


São Vicente - Luiz D’Aurea: Informática para Internet (manhã)


Logo A Tribuna
Newsletter