Mesmo com escolas fechadas por causa de isolamento, estudo deve seguir

Especialistas aconselham pais a criarem uma rotina entre livros e matérias durante afastamento e explicam como fazer isso

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  19/03/20  -  22:40
Cada município que integra o Currículo Paulista terá R$ 25 mi para formação de docentes e avaliação
Cada município que integra o Currículo Paulista terá R$ 25 mi para formação de docentes e avaliação   Foto: Alberto Marques

Neste momento de pandemia, a principal preocupação é com a saúde coletiva. Por isso, as pessoas já entenderam que o isolamento social é uma atitude que faz bem para todo mundo. O que não torna, porém, a situação fácil. Principalmente para quem tem crianças ou adolescentes em casa o dia inteiro.


Segundo especialistas, é importante que eles mantenham uma rotina de estudos, mas muitas famílias se perguntam: o que e como fazer? 


>> Confira as dicas para entreter e estudar durante isolamento


A especialista em Educação Janaína Spolidoro concorda que a situação exige preparo das escolas e também dos pais. Segundo ela, as atividades escolares interrompidas podem se tornar um grande problema mais à frente, caso não sejam usadas estratégias agora. 


Uma dessas ações que vem dando certo em países no exterior, diz Spolidoro, são transmissões realizadas um dia na semana, geralmente na segunda-feira. É quando os professores explicam um determinado conteúdo e fazem recomendações de atividades para serem feitas durante a semana. Lições são enviadas via internet e dúvidas podem ser tiradas em um outro dia específico.


O envio de algumas lições, mesmo que sejam de uma revisão, pesquisa ou simplesmente observações para os pais poderem ajudar em casa na educação acadêmica – como leituras de partes do material escolar ou treino de operações matemáticas – são ações válidas, na opinião da especialista. 


“Para os pais é um pouco delicado ficar com os filhos em casa, nessa espécie de isolamento. Muitos já trabalham em home office e é complicado realizar seu ofício com as crianças 24 horas na residência/escritório”.


A rotina


“A rotina está toda bagunçada”, afirma a advogada Nathália Guedes Medeiros, 35 anos, mãe de Pedro, 3, e Laís, 1 ano. Ela conta que os filhos pequenos exigem muita atenção. “Estou negociando com os clientes a entrega dos trabalhos. Dispensei minha funcionária porque ela é idosa e ajuda os avós. A escola não passou nada porque eles estão na educação Infantil. Então, tenho buscado informações sobre atividades e entretenimento”, conta.


Carolina Lagoa Loyo, CEO de uma empresa de soluções para Informática, admite: não existe mais rotina. “Estou bem acostumada a trabalhar remoto, mas home office aliado à ausência das aulas faz com que manter o foco seja um grande desafio”.


Acompanhamento e conselho são fundamentais


Manter a rotina de estudos é importante porque não estamos de férias. É uma forma de prevenção”, ressalta Débora Stelzer, orientadora educacional do Cursinho da Poli e membro da Fundação PoliSaber. 


Neste momento, ela afirma que as famílias precisam acompanhar e orientar os filhos. Só descanso e videogame? Não. 


“É preciso ter rotina e estudos. Se não houver o empenho da família, as crianças não farão sozinhas. E se fizer tudo de uma vez, antes de retornar as atividades, não haverá aprendizagem”. 


Debate


Paulo Bellé, gerente de Marketing da Khan Academy no Brasil, as famílias devem entrar em contato com as escolas, debater e entender como podem ajustar suas rotinas. 


Os colégios podem ajudar os pais a desenvolver um plano de estudos para casa, assim como a criança tem na escola. “Definir horários para se dedicar a uma matéria específica, um momento de leitura e também de lazer”. 


No site da Khan Academy, as famílias encontram, gratuitamente, sugestões de atividades e conteúdo de diversas matérias. 


Logo A Tribuna
Newsletter