Guarujá e USP firmam convênio para projeto na educação básica

Cerimônia de assinatura da autorização do acordo será realizada nesta quinta-feira (16), às 11 horas

Por: De A Tribuna On-line  -  14/01/20  -  13:24
Contribuinte poderá emitir os novos boletos pelo site oficial da Prefeitura de Guarujá
Contribuinte poderá emitir os novos boletos pelo site oficial da Prefeitura de Guarujá   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá irá firmar um convênio com aUniversidade de São Paulo (USP) para implantação do Projeto “Ecossistema de Inovação na Educação Básica”.A cerimônia de assinatura será realizada nesta quinta-feira (16), às 11 horas, na sala de reuniões do gabinete, no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800, no Santo Antonio).


A iniciativa visa o uso da internet, e das mais diversas tecnologias de informação e comunicação, em sala de aula. A primeira etapa consistirá na formação continuada a mais de 1.600 professores de educação básica da rede municipal de Guarujá. O objetivo é prepará-los na construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos, enquanto sujeitos de sua aprendizagem, promovendo uma aula mais dinâmica.


O evento contará com as presenças do prefeito Válter Suman (PSB), da vice-diretora da Escola de Comunicação e Artes da USP, a professora doutora Brasilina Passarelli, que também é vice-presidente da Agência USP de Informação e coordenadora cientifica doNúcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária (NACE – Escola do Futuro/USP); além do diretor de projetos do NACE-Escola do Futuro/USP, Roberto Garcia e a pesquisadora da EF/USP, Samantha Kutscka. Na ocasião, a equipe da Universidade apresentará o Projeto e como ele vai funcionar na rede municipal de ensino.


“A parceria com a USP representa um importante passo para fortalecermos o processo de ensino aprendizagem em nossa rede municipal. As novas tecnologias estão aí e precisamos acompanhar essa evolução, preparando nossos educadores para uma nova abordagem dos estudos sobre a cultura de redes e a habilidade de usar a informação de maneira efetiva e criativa”, declara o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo.


Amparado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE), o projeto é composto por compartilhamento de infraestrutura e tecnologia da informação e a customização de um ecossistema digital híbrido para diferentes formatos de conteúdo digital interativo.


Logo A Tribuna
Newsletter