Governo de São Paulo anuncia retomada das aulas na rede estadual dia 27 de abril

Aulas serão não presenciais. No mesmo dia, começarão a ser entregues 3,5 milhões de kits educacionais aos estudantes

Por: Matheus Müller  -  16/04/20  -  19:50
  Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo de São Paulo anunciou a retomada do 1º bimestre das aulas nas escolas da rede estadual a partir de 27 de abril, de forma não presencial. No mesmo dia, começarão a ser entregues 3,5 milhões de kits educacionais aos estudantes - em casa desde 23 de março. O investimento é de R$ 19,5 milhões.


O governador João Doria (PSDB) ainda decretou ponto facultativo na segunda-feira (20) - véspera do Feriado de Tiradentes - e informou as 20 cidades com melhores índices de isolamento (veja abaixo).


O material didático é composto por um gibi da Turma da Mônica, um livro adaptado à série, uma ficha de leitura, fascículos da Língua Portuguesa e de Matemática, informativo aos pais, além de orientações sobre o centro de mídias, com orientações sobre os canais onde os estudantes poderão acompanhar o plano de aulas.


O secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, disse que entre os dias 22 e 24 vão ser realizadas reuniões, por vídeo, com o corpo docente das unidades de ensino para replanejar o plano de ensino com base nos kits que serão entregues.


Soares explicou que a distribuição se dará de diversas formas. “Nas escolas, por meio de agendamento [não é considerada a principal medida]; usando o transporte escolar, o que pode possibilitar a reativação desses contratos; e em parceria com a Polícia Militar e Guarda Civil”.


O secretário afirmou que os alunos que eventualmente não conseguirem acompanhar o plano de aulas por nenhum canal (televisão ou internet) devem ficar tranquilos. “Teremos uma ampla recuperação [de conteúdo] para dar apoio a todos os estudantes no pós-epidemia. Ninguém vai ficar para trás”.


Quarentena


O decreto de quarentena do Governo do Estado tem validade até a próxima quarta-feira (22), enquanto a retomada das atividades escolares está prevista para a segunda-feira seguinte. Segundo Doria, a situação não significa um indicativo de prorrogação da quarentena. O secretário de Educação reforçou que, caso as aulas presenciais sejam retomadas, os kits serão usados normalmente em sala.


Centro de mídias


O Centro de Mídias da Educação de SP (centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br) é uma plataforma que permite aos estudantes da rede estadual o acesso ao conteúdo, seja ao vivo ou por videoaulas.


Existe, ainda, a possibilidade de fazer o download do aplicativo do Centro de Mídias SP, disponível para Android e iOS. O login é feito com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). A partir da próxima semana, também estará disponível um segundo app, o CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais, com conteúdo para estudantes de 1ª a 5ª série.


Além da ferramenta que vai viabilizar o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também entrou em acordo com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio dos canais digitais 2.2 - TV Univesp e 2.3 - TV Educação.


O secretário informa que o conteúdo televisivo também atende a um pedido de diversas cidades e, portanto, beneficiará estudantes do 1º ao 5º ano das redes municipais.


Internet patrocinada


A Secretaria de Educação do Estado informou que vai bancar a internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem custos. Para isso, o governo firmará contrato com as operadoras de telefonia Claro, Vivo, Oi e Tim.


Todos os beneficiados poderão usar o aplicativo e participar das atividades mesmo quando estiverem sem créditos.


As 20 cidades que mais respeitam o isolamento
(Dados do Simi-SP até 14/04)


São Sebastião – 66%
Ubatuba – 64%
Lorena – 62%
Cruzeiro – 61%
Caçapava – 61%
Botucatu – 60%
Ribeirão Pires – 59%
Ibiuna – 59%
Bebedouro – 59%
São Vicente – 58%
Cajamar – 58%
Itanhaém – 58%
Mairiporã – 58%
Caraguatatuba – 57%
Poa – 57%
Votuporanga – 57%
São Roque – 56%
Pirassununga – 56%
Caieiras – 55%
São João da Boa Vista – 55%


Logo A Tribuna
Newsletter