Fies terá 93 mil vagas neste ano, anuncia MEC

Inscrições para financiamento estudantil vão do dia 26 até 29 de janeiro

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/01/21  -  20:38
Três primeiros dias de inscrições estavam reservados para oferta de cursos prioritários
Três primeiros dias de inscrições estavam reservados para oferta de cursos prioritários   Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ao longo de 2021, 93 mil jovens poderão ingressar na faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O número faz parte do Plano Trienal do Fies, divulgado pelo Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para este primeiro semestre, as inscrições são do dia 26 até 29 de janeiro. Porém, vale ressaltar que os candidatos deverão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores, já que a avaliação de 2020 será divulgada apenas em março. O Ministério da Educação (MEC) ainda não publicou a quantidade de vagas para esta primeira etapa.


No ano passado, o MEC divulgou a intenção de reduzir as vagas para o próximo ano: poderia cair de 100 mil para 54 mil. Porém, contrariando este número, o plano divulgou 93 mil vagas e prevê a mesma quantidade para os anos de 2022 e 2023, exceto com reajuste.


O PROGRAMA


O Fies trata-se de um programa de financiamento para estudantes cursarem universidades privadas. Nele, existem duas categorias: as vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos; e a P-Fies, que possui juros variáveis e é focada em alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter