Etecs abrem inscrições para 3.642 vagas na Baixada Santista; confira

Neste ano, por conta da pandemia, não haverá provas: o ingresso será pelo histórico escolar

Por: Da Redação  -  25/11/20  -  10:28
Atualizado em 20/05/21 - 10:13
 Etec com mais vagas é a santista Aristóteles Ferreira, com 430 chances em 10 cursos em três períodos
Etec com mais vagas é a santista Aristóteles Ferreira, com 430 chances em 10 cursos em três períodos   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Já estão abertas as inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etec). Na Baixada Santista, são 3.642 vagas em diversos cursos, como Administração, Meio Ambiente e Informática, nas modalidades Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. Neste ano, por conta da pandemia, não haverá provas: o ingresso será pelo histórico escolar.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


A inscrição deverá ser feita até 14 de dezembro, às 15h. O valor da taxa é de R$ 19,00. CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO.


Conforme o Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs, a previsão é de que todas as unidades iniciem as atividades de forma remota. Em todo o Estado, há 86.149 vagas. No site, é possível consultar os cursos de cada unidade.


Uma das novidades deste ano está na Baixada Santista: a Escolástica Rosa passa a oferecer o curso técnico de Comércio Exterior, com 40 vagas, noturno. Outra nova formação que também está disponível na região é a de técnico de Transações Imobiliárias on-line.


Diversidade


De acordo com o Centro Paula Souza, além das 47.196 vagas para os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio, oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e on-line, o candidato poderá escolher opções do Ensino Integrado, com 35.953 vagas, em diferentes modalidades.


Uma delas, o Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim). Ao estudar o Ensino Médio e o Técnico juntos, em tempo integral, o estudante vai fortalecer o aprendizado básico com as habilidades profissionais. lt;EMgt;Há, ainda, o Novotec Integrado, no qual o candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional.


Há, ainda, a Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Nesta opção, o aluno poderá completar em cinco anos os ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (são necessários seis anos para cursá-los separadamente). O ingresso neste vestibulinho ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em um dos quatro cursos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química.


Novo Ensino Médio


As Etecs oferecem ainda três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde e com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias.


Documentos


Neste ano, os candidatos precisam ficar atentos aos documentos exigidos na hora da inscrição. Como a seleção será feita por meio da análise do histórico escolar, é preciso enviar comprovantes específicos, conforme a modalidade que se quer cursar. Os detalhes e orientações devem ser consultados no site.


Logo A Tribuna
Newsletter