EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Enem: Especialista dá dicas de como se preparar em casa para provas

Inscrições do exame terminam no dia 22 de maio. Avaliações serão aplicadas em novembro nas versões digital e presencial

Apesar do protesto de estudantes para adiar as avaliações, o melhor a fazer se dedicar nos estudos a fim de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com as mudanças de hábito e rotina, desencadeadas por conta da pandemia do coronavírus, surge uma dúvida: como aproveitar o tempo livre para realizar a maratona de provas, marcadas para novembro? 

A professora de Literatura e Redação do Ensino Médio Erika Paula de Matos afirma que a maior dificuldade dos estudantes será se adaptar a uma nova realidade, de isolamento social e restrições a materiais de estudos. Ela separou dez dicas que podem ser o diferencial para ir bem na avaliação anual do Ministério da Educação (MEC). Estabelecer uma rotina de estudos e abusar de video-aulas nas redes sociais são algumas orientações destacadas (veja lista completa abaixo).

A nota do Enem é o passaporte para que muitos estudantes ingressem em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. A maioria das instituições usa a nota do exame no ato da inscrição, informando os resultados obtidos na prova objetiva e na redação. Por isso, é importante se dedicar aos estudos, mesmo que o cenário atual não seja muito favorável. 

Veja as dicas 

- Mantenha uma rotina pela manhã. Acorde, alimente-se bem, coloque roupas confortáveis (não fique de pijama o dia todo). 

- Escolha um local que ajude você a se concentrar em seus estudos, de preferência silencioso e bem iluminado. Procure afastar-se de distrações como redes sociais durante esse período. 

- Estabeleça o tempo que você vai dedicar a cada disciplina durante a semana – você pode seguir o horário de aula de sua escola ou estabelecer um horário, caso sua escola não estiver enviando atividades periodicamente. 

- Faça uma tabela com esse horário e procure segui-lo, assegurando-se de que um tempo foi reservado para cada disciplina. 

- Após terminar o estudo, faça um pequeno resumo, no seu caderno ou no computador sobre o assunto, anotando os principais pontos. 

- Antes de começar um novo assunto, reveja suas anotações. 

- Faça simulados com as questões do ENEM, para que você se familiarize com o formato da prova. Dê preferência a simulados que ofereçam respostas comentadas. 

- Não se esqueça de fazer pequenas pausas. Precisamos delas para nos mantermos produtivos. 

- Aproveite os diversos canais de vídeos e sites que estão oferecendo aulas gratuitas durante a quarentena. Eles podem ser uma boa ferramenta para que você faça uma revisão de seus estudos. 

- Fique em contato com seus colegas e professores; o isolamento físico não significa um isolamento total. É importante conversarmos e nos distrairmos para que possamos voltar, no dia seguinte, à nossa rotina de estudos.

Tudo sobre: