Baixada Santista está com vagas abertas para ensino gratuito técnico integrado ao médio

São mais de 23 mil vagas gratuitas em todo Estado que garantem, ao final de três anos, o diploma de conclusão do médio com habilitação em área técnica para os alunos da rede estadual paulista

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/10/20  -  22:31
Atualizado em 20/05/21 - 10:48
 Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo
Quase metade do planeta ainda não tem acesso à internet, aponta estudo   Foto: Agência Brasil/EBC

O governo do Estado anunciou aoferta de 23.040 vagas paranoveopções de cursos técnicos gratuitos do programaNovotecIntegrado–modalidade que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno.Na Baixada Santista, sete municípios já recebemturmas do programa.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses deGloboplaygrátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes eserviços!


O número de vagasé o maiorno ensino integradoda iniciativa daSecretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro Paula Souza e Secretaria de Educação. “Esses cursos foram escolhidos de acordo com a vocação de cada região, contemplando simultaneamente o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho”, afirmou o govenador JoãoDoria(PSDB).


Asecretária de Desenvolvimento Econômico,PatriciaEllen, afirma que os cursos doNovotecIntegrado vão dar acessoa um maiornúmerodeestudantes.“As aulas vão ser dentro das escolas estaduais, em um único turno, com o certificado de habilitação técnica, e sem vestibulinho para entrar. Vamos chegar até o final do ano com mais de 100 mil matrículas”.


O programa


O programaNovotecé voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos doNovotecIntegrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, comconclusão no final de 2023.


Cursos


As 9 opções de cursos foram desenvolvidas para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens:


• Administração


• Logística


• Marketing


• Recursos Humanos


• Contabilidade


• Serviços Jurídicos


• Desenvolvimento de Sistemas


• Informática para Internet


• Guia de Turismo


Como se inscrever?


Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.


Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.


O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 deoutubro. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão oNovotecIntegrado.


Veja vagas na Baixada Santista


Bertioga– ProfessoraMariaAparecidaPinto deAbreuMagno: Administração (manhã)


Cubatão- Marechal Humberto deAlencarCastelloBranco:Desenvolvimento deSistemas(tarde)


Cubatão- ProfessorZenonCleantesdeMoura:Logística(manhã)


Guarujá -ProfessorDinizMartins:Informática paraInternet(manhã)


Guarujá- ProfessorLucasNogueiraGarcez:Informática paraInternet(manhã)


Guarujá- MarcilioSias:Informática para Internet (tarde)


Guarujá -DR.RobertoAmauryGalliera:Contabilidade(manhã)


Itanhaém-BeneditoCalixto:Informática paraInternet(tarde)


Itanhaém-ProfessorJonTeodoresco: Informáticapara Internet (tarde)


PraiaGrande-AlexandrinaSantiagoNetto:Informáticapara Internet (tarde)


Praia Grande-VilmaCatharinaMoscaLeone: Administração(tarde)


Santos-PadreBartolomeu deGusmão: Logística(tarde)


Santos-OlgaCury:Guia deTurismo(tarde)


Santos-PrimoFerreira: Desenvolvimento deSistemas(tarde)


SãoVicente- LuizD’Aurea:Informática paraInternet(manhã)


Logo A Tribuna
Newsletter