Aulas da rede de ensino público estadual devem ser retomadas em julho

De acordo com planejamento do Governo do Estado, alunos da Educação Infantil serão os primeiros a voltar, enquanto nos ensinos Fundamental e Médio será adotado sistema de rodízio de estudantes

Por: Régis Querino  -  24/04/20  -  21:31
  Foto: Carlos Nogueira/ AT

O calendário da rede pública estadual de ensino deve ser retomado em julho. Essa é a expectativa do Governo do Estado, anunciada na tarde desta sexta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo governador João Doria. O retorno será no esquema de rodízio de estudantes, em respeito às medidas de distanciamento social.


“O Governo de São Paulo planeja a retomada das aulas de acordo com orientação do Centro de Contingência da Covid-19 e do nosso comitê de saúde, de forma integrada com a Secretaria da Educação”, afirmou Doria.


A Educação Infantil (de 0 a 5 anos) terá prioridade no reinício das atividades dentro do planejamento da Secretaria de Educação, visando filhos de mães que precisam retornar ao trabalho e não têm com quem deixar as crianças.


"Vamos começar pela Educação Infantil em algumas regiões do estado quando houver liberação do Centro de Contingenciamento", disse o secretário de Educação, Rossieli Soares da Silva, frisando que a reabertura das classes só será possível com a anuência dos órgãos de Saúde que monitoram a propagação do novo coronavírus.


Em relação aos ensinos Fundamental e Médio, o retorno às aulas também será definido seguindo as diretrizes da “saúde e da ciência” e ouvindo também as secretarias de Saúde e de Educação de cada região do estado.


As aulas nos ensinos Fundamental e Médio, quando reiniciadas, vão ocorrer com a diminuição do número de estudantes por sala e com o rodízio de alunos, para garantir que seja mantida uma distância segura entre eles.


"Em uma sala com 35 alunos, nem sempre é possível manter a distância segura entre eles, por isso, vamos voltar com um rodízio de estudantes e, nesse período, manteremos as atividades de forma remota", disse o secretário.


Como nem todos os alunos da rede estadual têm acesso a computadores ou celulares para acompanhar as aulas remotas, a secretaria vai oferecer  um período especial de reforço e recuperação aos estudantes na volta às atividades em classe.


Mudanças no vestibular 


De acordo com o secretário, diante da interrupção das aulas por causa da propagação do novo coronavírus, as universidades públicas do estado (USP, Unicamp e Unesp) poderão adiar a data de seus vestibulares.


Rossieli Soares também criticou o Governo Federal, que manteve a data de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o dia 22 de maio, quando as aulas ainda não terão sido retomadas no estado.


Logo A Tribuna
Newsletter