AT Carreiras: Serviço Social é uma atividade imprescindível

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em três anos e meio anos.

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/01/21  -  18:06

O Serviço Social é indispensável no atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira. Para cumprir o seu papel, o profissional deve compreender os problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares. Além disso, deve dominar todas as teorias para coloca-las em prática de forma que ajude a sociedade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em Serviço Social em três anos e meio. (https://www.unip.br/cursos/graduacao/tradicionais/servico_social.aspx) O objetivo do corpo docente é formar assistentes sociais competentes e compromissados com o planejamento, implementação, coordenação e avaliação de políticas e projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades e instituições.


Serviço Social


Segundo a coordenação do curso de Serviço Social da Unip Santos, essa é uma atividade imprescindível devido ao grande déficit no campo social que estamos vivendo. De acordo com a Universidade, há uma grande procura do curso por jovens que desejam atuar na defesa e na garantia do acesso aos direitos humanos.


Um dos grandes benefícios dessa profissão é que ela é legalmente instituída como liberal, o que abre portas de atuação como consultoria, supervisão, assessoria no campo da Política de Assistência Social, além de elaboração e Gestão de Projetos e Políticas Sociais.


A especialista em Recursos Humanos da Espaço Santista RH, Andréa Marques, explica que a carreira de Assistente Social se desenvolve, principalmente, no poder público. “Isso porque a demanda é alta, já que o profissional se faz necessário em várias instituições como presídios, clínicas, hospitais, escolas, creches e no próprio serviço social que atende pessoas carentes. É uma profissão muito importante dentro das organizações”.


Serviço Social é uma atividade indispensável na sociedade
Serviço Social é uma atividade indispensável na sociedade   Foto: Divulgação

Ficha técnica


Duração: 3 anos e meio.


Tipo do curso: Bacharelado.


Grade Curricular: Ciências Sociais, Comunicação e Expressão, Economia Política, Ética Profissional, Homem e Sociedade e Legislação Social e Previdenciária, entre outras.


Infraestrutura: Laboratório de Informática e biblioteca.


Materiais: Os alunos necessitam apenas livros e caderno de campo.


Estágio: É obrigatório e pode ser encontrado no Poder Público, Terceiro Setor ou Setor Privado.


Salário: A partir de R$ 2.300 (inicial).


Perfil: O aluno precisa acreditar na garantia de direitos, na construção de uma sociedade mais justa e na implementação de políticas sociais para o combate de desigualdades, opressões e preconceitos.


Especializações: Pós-graduação, especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.


Mercado de Trabalho: O assistente social pode atuar no Poder Público, nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Meio ambiente, Cultura e Previdência Social. Atua ainda no Terceiro setor, ONGs, OSCs, fundações, institutos, Oscips, autarquias, hospitais, projetos de responsabilidade social do setor privado e nas áreas de consultoria, assessoria, supervisão, formação, gestão e elaboração e implementação de projetos.


Curso de Serviço Social dura três anos e meio
Curso de Serviço Social dura três anos e meio

Logo A Tribuna
Newsletter