AT Carreiras: Publicidade e Propaganda nunca esteve tão em alta

O surgimento das novas mídias fizeram com que as empresas buscassem cada vez mais os profissionais da área

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/03/20  -  15:56

Cuidar de campanhas, criar peças publicitárias, divulgar produtos e promover marcas. Estas são apenas algumas funções dos publicitários. Os profissionais encontram um amplo mercado de trabalho, uma vez que podem trabalhar dentro das próprias empresas, em agências, veículos de comunicação e até mesmo como prestadores de serviços. 


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece a graduação presencial em quatro anos e, tem como principais objetivos, trabalhar a criatividade dos alunos e despertar a curiosidade para a profissão. 


Publicidade e Propaganda 


O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unip, Reinaldo de Sá Cirilo, garante que essa é uma boa opção para os jovens, já que o mercado está em alta para os profissionais das diversas áreas da comunicação. De acordo com ele, a adoção em massa das mídias sociais abriu um novo horizonte para a profissão. 


"Um dos nossos grandes pilares é trabalhar a criatividade e despertar a curiosidade do profissional para que pesquise tendências e todo tipo de matéria. Ele precisa ter uma formação completa em áreas diversas, para ser diferenciado. Precisa conhecer cultura, escrita, mídias, atividades gerenciais, de análise e filtrar informações".


Publicitários iniciam seus trabalhos analisando o público-alvo de cada cliente
Publicitários iniciam seus trabalhos analisando o público-alvo de cada cliente   Foto: Reprodução

A Unip foi fundamental para a vida profissional da publicitária Sofia Victor Izzi, que atualmente trabalha com Marketing Digital. Ela explica que os alunos já saem da faculdade preparados, certos de qual área desejam seguir e, muitas vezes, até inseridos no mercado de trabalho. 


"Muito da profissional que sou hoje, devo à Unip. Para mim, o maior ponto positivo foi ter aulas com professores que realmente atuam no mercado de trabalho, o que nos possibilitou ter noções reais de como está a área de publicidade, trocar ideias de cases e ainda receber essa bagagem de conhecimento".


O especialista em Gente e Gestão da Sartori Desenvolvimento Humano e Organizacional, Fabio Sartori, afirma que a profissão nunca esteve tão em alta como agora. Isso porque vem ganhando muita força dentro das empresas, uma vez que hoje existe a necessidade de colocar as marcas em diversos locais. 


"A minha dica é que o pessoal olhe com mais carinho para a área da publicidade estratégica, que ajuda o empresário a pensar em planos para o seu negócio. É uma profissão de carreira e tem um amplo mercado de trabalho. Para crescer na carreira, é preciso investir em cursos, aprender novas ferramentas e estar sempre se reinventando".


Os publicitários precisam saber trabalhar em equipe para criar a melhor estratégia
Os publicitários precisam saber trabalhar em equipe para criar a melhor estratégia   Foto: Reprodução

Ficha técnica:


Duração: Oito semestres (quatro anos)


Tipo do curso: Bacharelado


Grade Curricular: as principais disciplinas são criação publicitária, direção de arte publicitária, planejamento de marketing, atendimento publicitário e produção publicitária online.


Atividades práticas: criação de feiras, trabalhos nos estúdios de fotografia e TV, agência modelo e visita em campo, entre outros


Infraestrutura: laboratórios de fotografia, rádio e televisão


Materiais: não precisa de materiais específicos


Estágio: não é obrigatório


Especializações: existem cursos de Pós-graduação que completam a formação como Marketing e Mídias Sociais, e Mestrado e Doutorado em Comunicação Social


Educação continuada: podem ser feitos cursos complementares de mídias, branding, comportamento do consumidor, pesquisa de tendências e mercado


Áreas de atuação: pode trabalhar em agências de publicidade, promoção de eventos, assessoria de empresa, editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, veículos de comunicação, produtoras de vídeo e som e em assessorias publicitárias e de comunicação de órgãos governamentais


Principais funções: compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas


Mercado de Trabalho: o mercado está aquecido após a retomada da economia. Há vagas em veículos de comunicação na região, como TVs, rádios, jornais e diversas empresas anunciantes, além de agências de publicidade e de marketing


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