AT Carreiras: Propaganda e Marketing abre muitas portas para os profissionais

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece curso com diversas atividades teóricas e práticas

Inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e um ótimo senso crítico. Esses são os requisitos básicos para o profissional de Propaganda e Marketing alcançar o sucesso. Para chegar ao auge da carreira, também é necessário fazer o curso em uma universidade que ofereça uma infraestrutura de qualidade, que permita o desenvolvimento e crescimento dos estudantes, e correr atrás das melhores oportunidades. 

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de graduação em Propaganda e Marketing com formação em quatro anos. A grade curricular conta com diversas atividades práticas, que oferecem aos alunos um importante aprendizado e a vivência da profissão antes mesmo deles ingressarem no mercado de trabalho.  

Propaganda e Marketing

O coordenador do curso de Propaganda e Marketing da Unip, Alexandre Machado, garante que o mercado de trabalho para essa área nunca esteve tão em alta como nos últimos anos, por estar diretamente ligado em satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Assim, segundo ele, como o mercado procura antecipar os desejos de seus futuros clientes, o profissional de marketing é o responsável por planejar e promover ações estratégicas que enalteça os atributos dos produtos ou serviços objetivando sua fidelização.

"Essa é uma área relativamente nova no cenário acadêmico, porém vem respondendo por números crescentes. A justificativa pela procura está relacionada ao fato da vasta opção de atuação no mercado de trabalho, como varejo, indústria e terceiro setor. O papel do profissional de marketing é criar estratégias que tornem produtos ou serviços mais atraentes aos olhos do consumidor final. As principais características deste profissional é estar antenado com o cenário mercadológico de atuação, interpretando as tendências e as novidades, estar atento as ações das concorrências e compreender o comportamento do consumidor".

A ex-aluna da Unip Martha Ayres de Oliveira conta que escolheu cursar Propaganda e Marketing por querer seguir uma profissão que a permitisse se comunicar de alguma forma com as pessoas. De acordo com ela, a parte mais desafiadora é a hora que o curso acaba, pois começam a surgir diversas dúvidas e questionamentos, sobre se essa foi realmente a escolha certa. 

"Isso ameniza na medida que vamos consquistando experiência e espaço no mercado de trabalho. Hoje, trabalho em uma agência de comunicação e marketing focada em eventos. O desafio nunca termina, busco pelo crescimento e aprendizado todos os dias. O curso me ofereceu uma base macro para ingressar no mercado de trabalho. O mercado é competitivo. Sem a Universidade, as chances de conquistarmos um espaço seria pequena. O segredo do sucesso é unir o conhecimento teórico com o prático".

A especialista em Recursos Humanos do Grupo NPO Suraia Cassab garante que essa é uma área com um mercado de trabalho interessante, principalmente em grandes centros, como São Paulo, onde há uma gama de empresas que precisam de profissionais de propaganda e marketing. “Mas você tem que ser diferenciado no que faz. Durante a faculdade, é preciso investir em idiomas e cursos de informática ligados à criação de conteúdo. Isso vai diferenciar o profissional na hora de arrumar um emprego”.

Unip oferece curso de propaganda e marketing com formação em quatro anos (Foto: Reprodução)

Ficha técnica

Duração: Oito semestres/Quatro anos

Tipo de curso: Bacharelado

Grade curricular: O aluno tem contato teórico e prático na área específica de atuação desde o primeiro semestre do curso, como: cibercultura, planejamento de marketing, marketing de relacionamento com o cliente, marketing digital, promoção e merchandising.

Atividades práticas: O diferencial da UNIP está na carga horária direcionada desde o primeiro semestre ao que chamamos de APS (Atividade Práticas Supervisionadas) e os ED´s (Estudos disciplinares) interativos. A particularidade do curso de Propaganda e Marketing fica por conta do TIM (Trabalho Integrado de Marketing) e o Projeto Experimental (PREX)

Infraestrutura: Laboratórios de fotografia, cinema e vídeo, rádio e produção gráfica.

Materiais: Não há materiais específicos que os alunos necessitem para cursar o curso.

Estágio: Não há obrigatoriedade em fazer estágio para o curso de Propaganda e Marketing.

Perfil: Planejar e desenvolver produtos, desde sua criação até a sua colocação no mercado, adaptando as estratégias de preço, venda e distribuição e fazer as promoção de vendas por meio de campanhas promocionais.

Salário: Um analista de marketing na Baixada Santista tem um salário inicial de R$ 2.300, com um teto de R$ 5.600.

Especializações: As complementações de estudo na formação e qualificação profissional dos profissionais de marketing estão relacionados tanto na área de ciências sociais aplicadas como na área de comunicação social, como especialização em Gestão Estratégicas de Negócios, Comunicação e Marketing, Negociação e Vendas, assim como mestrado e doutorado em Inovação e Estratégia em Gestão Internacional.

Educação continuada: Há cursos livres nas áreas de Vendas, Merchandising, Comportamento do Consumidor, PNL e Coaching.

Área de atuação: O profissional pode trabalhar nas áreas de Indústria, Comércio, Varejo e Terceiro Setor.

Principais funções: o que o profissional faz? Posicionar a empresa no mercado, planejar a comunicação da empresa, estudar o comportamento do consumidor, promover campanhas promocionais, atrair novos clientes, projetar o ciclo de vida de um produto.  Mercado de trabalho: oportunidades disponíveis na região. O aluno de propaganda e Marketing pode atuar em agência de publicidade, departamento de marketing, consultoria de marketing, assessoria de imprensa entre outras áreas.

Propaganda e Marketing tem uma grande área de trabalho (Foto: Reprodução)
Tudo sobre: