AT Carreiras: Profissional de Matemática conta com amplo mercado de trabalho

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em três anos.

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/12/20  -  20:29

O trabalho do Matemático vai muito além da sala de aula. Esse profissional pode atuar em diversas áreas, como empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados. Então, o curso oferece uma grande oportunidade para quem está entrando no mercado de trabalho.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em Matemática em três anos (clique aqui). O objetivo do corpo docente é capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.


Matemática


O coordenador do curso de Matemática da UNIP, Célio Henrique Cotrin Moliterno, explica que o mercado de trabalho está muito em alta, principalmente devido à falta de professores de Matemática na região. Ainda de acordo com ele, o curso costuma ser mais procurado por pessoas que desejam ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho e por quem deseja ter sucesso em concurso público. “O profissional pode lecionar e têm fácil acesso a empresas que têm áreas de estatísticas”. 


O ex-aluno Heber Alexandre Peralta conta que escolheu cursar Matemática justamente pela falta de profissionais no mercado. “É a terceira área de docência que mais precisa de profissionais. Além disso, eu fiz essa escolha porque gosto de transmitir conhecimento. Tive experiência durante cursos técnicos e em creche. Agora, estou aguardando a melhora da pandemia para ter novas oportunidades”. 


A especialista em Recursos Humanos, Suraia Cassab, explica que a maior ocupação das pessoas que cursam Matemática é no magistério, dando aulas para Ensino Fundamental e Médio e em universidades. “Além disso, o matemático está onde são necessários cálculos mais complexos. Pode ser chamado para uma assessoria em uma área financeira, empresas com serviços de estatísticas, institutos de pesquisa e ainda pode trabalhar em áreas de engenharia, por exemplo. Então, esses profissionais podem ser aproveitados em diversos campos”.


Matemática oferece amplo mercado de trabalho 
Matemática oferece amplo mercado de trabalho    Foto: ( Reprodução)

Ficha técnica:


Duração: 3 anos (6 semestres).
Tipo do curso: Licenciatura.
Grade Curricular: Cálculo, Práticas de Ensino, Probabilidade e Estatística, Geometria Espacial e Informática, entre outras disciplinas.
Infraestrutura: Laboratórios de Informática e de Matemática.
Materiais: Nenhum.
Estágio: É obrigatório em escolas públicas ou particulares, seja no Ensino Médio ou no Fundamental.
Salário: R$ 2.500 (piso).
Perfil: Gostar de Matemática.
Especializações: de pós-graduação até pós-doutorado.
Mercado de Trabalho: As oportunidades são muitas, principalmente para participar de Concurso Público.


Curso de Matemática é procurado por pessoas de todas as idades
Curso de Matemática é procurado por pessoas de todas as idades   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter