AT Carreiras: Profissionais de Psicologia são cada vez mais requisitados

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em cinco anos

A Psicologia se tornou fundamental para o desenvolvimento humano. Atualmente, o profissional pode atuar em diversas áreas, como hospitais, escolas, clínicas, instituições e muito mais. É essencial que o estudante, ao escolher esse curso, tenha consciência da importância da ética e do respeito com o ser humano para se tornar um bom profissional.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em Farmácia em quatro anos. O objetivo do corpo docente é formar profissionais capacitados a desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, enquanto bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva.

Psicologia

O coordenador do curso de Psicologia da UNIP Santos, Armando Macedo, explica que a demanda por assistência psicológica vem aumentando nos últimos cinco anos. De acordo com ele, com a pandemia atual, cresceu a importância de atuações do psicólogo em várias áreas, principalmente nos atendimentos de Saúde das famílias, nas questões jurídicas, nos atendimentos de profissionais que atuam na linha de frente e em consultórios atendendo casos de depressão, ansiedade e transtornos pós-traumáticos.

“Fazer Psicologia pode ser motivo de desenvolvimento de ser humano e conquistar possibilidades de autoconhecimento. Pode ainda ser a possibilidade de acolher o sofrimento humano, em busca de melhorias na qualidade de vida. A principal característica da profissão é a ética e o respeito ao outro. Os alunos devem aprender sempre que o outro é importante e merecedor de todo o estudo do profissional Psicólogo”.

A ex-aluna da UNIP Arycia Paiva conta que admirava ciências humanas e sociais desde a sua adolescência e, na hora de escolher uma carreira, percebeu que a Psicologia era a que mais se encaixava no seu desejo. “A Psicologia em si é muito ampla e durante o curso nos é dada a oportunidade de conhecê-la através da teoria e também da técnica sob a supervisão de professores”.

Arycia ainda explica que, desde que concluiu sua graduação, foi em busca da construção de sua carreira em clinica, dando início aos atendimentos particulares. “A minha formação foi extremamente importante. Com ela tive a oportunidade de conhecer professores, supervisores e o coordenador, que se tornaram minhas primeiras referências da profissão”.

A especialista em Recursos Humanos Suraia Cassab garante que o campo de trabalho na Psicologia aumentou bastante. De acordo com ela, atualmente é possível atuar como psicólogo clínico, escolar, organizacional, esportivo, no terceiro setor, nas instituições, no hospital e na área jurídica, principalmente nos casos de família. “Acredito que as pessoas estão adoecendo mais emocionalmente. Hoje vemos muita depressão, ansiedade e síndrome do pânico. A partir do momento que existe o sofrimento, as pessoas aceitam mais o tratamento. Futuramente, o psicólogo vai ser ainda mais utilizado. Esse é um campo muito interessante para quem está procurando um curso para fazer, porque o campo é bem interessante”.

Demanda por psicólogos vem crescendo nos últimos cinco anos. (Foto: Reprodução)

Ficha técnica:

Duração: 5 anos (10 semestres).

Tipo do curso: Bacharelado.

Grade Curricular: O curso é estruturado por eixos temáticos, onde cada disciplina é importante para a formação profissional do Psicólogo.

Atividades práticas: Durante todo o curso o aluno tem contato com o mercado de trabalho através de Atividades Práticas Supervisionadas, desde o 1º até o 10º semestre.

Infraestrutura: O curso dispõe de laboratórios de Anatomia, Fisiologia e Genética e Laboratório de Técnicas de Exames e Aconselhamento Psicológico.

Materiais: Livros e periódicos disponíveis na Biblioteca do Campus.

Estágio: É obrigatório a partir do 3º ano. O aluno deve complementar horas de práticas em instituições e na clínica da universidade.

Perfil: Alunos interessados em trabalhar com o humano, com gosto pela pesquisa e leitura.

Especializações: Há na Baixada Santista diversas possibilidades de especializações e aperfeiçoamento, como pós-graduação.

Educação continuada: No curso da UNIP há Iniciação Científica, na qual os alunos podem ser autores de um primeiro trabalho científico; Jornada de Psicologia, com exposição de trabalhos realizados pelos alunos e professores; e a Internacionalização em convênio com universidades estrangeiras. 

A principal característica da profissão é a ética e o respeito ao outro. (Foto: Reprodução)
Tudo sobre: