AT Carreiras: Pedagogia oferece amplo mercado de trabalho

Unip Santos oferece graduação em no mínimo três anos de curso

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/02/20  -  01:58
Pedagogia oferece amplo mercado de trabalho
Pedagogia oferece amplo mercado de trabalho   Foto: Reprodução

Gostar de ensinar e também de aprender. Essas devem ser as principais características das pessoas interessadas em cursar Pedagogia. A área é indicada para quem tem interesse em trabalhar em escolas e até mesmo em empresas, realizando treinamentos e capacitações.


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de graduação em Pedagogia, que conta com no mínimo três anos de disciplinas. Após a licenciatura, os interessados ainda podem buscar uma pós-graduação e até mesmo cursos livres.


Pedagogia


Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Unip, Eva Mendes, o mercado de trabalho na área é muito promissor, "visto a área de atuação na educação básica, principalmente na docência da educação infantil e séries iniciais de Ensino Fundamental". De acordo com ela, muitos jovens e adultos buscam o curso devido à abrangência do campo de atuação. 


Pedagogia oferece amplo mercado de trabalho
Pedagogia oferece amplo mercado de trabalho   Foto: Reprodução

A ex-aluna da Unip, Noemi de Souza Ribeiro da Silva, de 42 anos, trabalha atualmente em uma igreja como educadora religiosa, realizando treinamentos, capacitação, preparação e organização de materiais. Ela garante que a Universidade a ajudou muito na profissão, agregando valores e conhecimento para exercer um trabalho mais eficiente com as crianças e pré-adolescentes.


"Sempre amei a área da Educação e sempre desejei lecionar. Durante o Ensino Médio, cursei o Magistério, que era um curso comum na época para se tornar professor. Depois, fui para São Paulo estudar Educação Religiosa e, quando retornei para a Baixada, a Pedagogia era obrigatória para lecionar. Então, entendi que precisava me especializar e retornei para os estudos fazendo Pedagogia e logo em seguida uma pós em Psicopedagogia. 


A especialista em Recursos Humanos do Espaço Santista RH, Andréa Marques, explica que o profissional que cursa pedagogia conta com um amplo mercado de trabalho, que vai muito além do ambiente escolar. "A Pedagogia tem espaço em diversas empresas e até hospitais. A área organizacional também conta com pedagogos para realizar treinamentos. Hoje, é um dos cusos com maior número de alunos no Brasil. 


Unip oferece graduação em, no mínimo, três anos
Unip oferece graduação em, no mínimo, três anos   Foto: Reprodução

Ficha Técnica:


Duração: 6/7 semestres (3 ou 3 anos e meio)


Tipo de curso: Licenciatura


Grade curricular: o curso conta com as disciplinas de Ciências Sociais, Didática Fundamental, Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Pedagogia Interdisciplinar, entre outras.


Infraestrutura: laboratório de pedagogia, brinquedoteca e laboratório de informática.


Materiais: livros, revistas acadêmicas e acesso à internet para consultas digitais.


Estágio: é obrigatório em docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Ensino, Gestão Escolar e em ambiente não escolar.


Perfil: gostar do processo de ensino e aprendizagem e lidar com ser humano, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.


Salário: cerca de R$ 2.886,24 segundo o piso.


Especializações: Pós-Graduação.


Educação continuada: está prevista na LDBEN 9394/1996 a formação continuada em serviço nas áreas de atuação.


Principais funções: podem atuar em Magistério da Educação Infantil, Magistério do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares, Supervisão de Ensino, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional, Tecnologia Educacional, Laboratório de Pedagogia (com utilização de Brinquedoteca), Laboratório de Alfabetização de Adultos, Laboratório de Informática, Coordenadoria de Estágios, Projetos de Extensão para Diferentes Comunidades, Jornada de Pedagogia, Iniciação Científica, Monitoria e
Monografia de Conclusão de Curso.


Mercado de Trabalho: o profissional pode trabalhar como docente (Educação Infantil e anos iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), desenvolvendo materiais didáticos, paradidáticos e pesquisas, atuando na gestão da educação e da escola e realizando treinamento de pessoas em empresas públicas e privadas.


Logo A Tribuna
Newsletter