AT Carreiras: Estética e Cosmética visa o cuidado com os outros

Unip oferece curso tecnológico em seis semestres e infraestrutura de ponta

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/03/20  -  16:39

Cuidar dos outros! Esse é o sentimento que move os profissionais de estética. O profissional é apto a trabalhar com o embelezamento e a promoção, manutenção e recuperação da saúde na área da estética humana, tanto para mulheres quanto homens. 


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso tecnológico de Estética e Cosmética, com graduação em seis semestres e infraestrutura de ponta. Após a formação, os profissionais podem fazer diversos cursos de especialização.


Estética e Cosmética


Para a coordenadora do curso de Estética da Unip, Andrea Gobetti, o setor está em constante expansão no Brasil, mesmo em tempos de crise, e conta com um amplo mercado de trabalho. Isso porque a busca pela beleza e bem estar é constante entre homens e mulheres. Atualmente, o Brasil é o terceiro país com o maior mercado de estética do mundo. 


"O profissional pode encontrar trabalho não somente em centros de estética, mas em diversos outros locais, como salões de beleza, spas, academias e hotéis. Além disso, o esteticista ainda pode prestar consultoria de cosméticos e equipamentos para procedimentos estéticos, auxiliar cirurgiões plásticos em consultórios médicos e trabalhar no desenvolvimento de produtos. Outra possibilidade é se tornar um profissional autônomo e fazer atendimentos a domicílio ou mesmo abrir o próprio negócio".


Ssetor está em constante expansão no Brasil e conta com um amplo mercado de trabalho
Ssetor está em constante expansão no Brasil e conta com um amplo mercado de trabalho   Foto: Reprodução

A ex-aluna da Unip Thais Lima conta que a área da estética sempre a cativou, por isso, desde pequena já sabia o que queria fazer de faculdade. Ela revela que gosta da oportunidade de cuidar do outro e sempre prega a questão humanitária na sua clínica. Após anos de trabalho duro e muitas dificuldades, ela conseguiu abrir duas clínicas de estética, uma em Bertioga e uma em Santos.


"Depois que saí da faculdade passei por muitos altos e baixo, mas hoje estamos crescendo, temos uma ótima equipe e estamos trabalhando muito. Sem dúvidas, a minha formação na Unip me ajudou a conquistar diversas oportunidades e foi minha base, meu alicerce para chegar onde estou hoje". 


A especialista em Recursos Humanos do Espaço Santista RH, Andréa Marques, explica que estética é considerado como um curso recente, que conta com diversas especializações que oferecem grandes experiências. "A pessoa que quiser seguir nessa área precisa correr atrás de cursos para se especializar em segmentos específicos. Hoje, o mercado de trabalho é enorme, porque o profissional pode alugar uma sala comercial ou fazer atendimento domiciliar. A tendência é, cada vez mais, alcançar o sucesso profissional, porque muitas mulheres estão preferindo fazer vários tratamentos mais simples ao invés de algo muito invasivo, como cirurgia plástica". 


Ficha técnica:


Duração: 6 semestres (3 anos) 


Tipo do curso: Curso Superior Tecnológico em Estética e Cosmética 


Grade Curricular: as principais disciplinas do curso são Terapia Estética Capilar; Técnicas Manuais Aplicadas à Estética; Cosmetologia no Tratamento Estético Facial e Corporal; Eletroterapia nos Tratamentos Estéticos; Terapias Holísticas; Planejamento de Negócios e MK aplicado à estética.


Atividades práticas: as principais práticas feitas durante o curso são Técnicas Faciais, Corporais e Capilares.


Infraestrutura: laboratórios de Anatomia, Microscopia, Análises Clínicas, Multidisciplinar de Estética e Cosmética.


Materiais: apenas o Avental Branco.


Estágio: É obrigatório! As principais áreas são consultórios, spas e clínicas de estética.


Perfil: o profissional deve ter prazer em lidar com o público e excelente relação interpessoal. Boa comunicação, coordenação motora, habilidade manual, proatividade e principalmente a responsabilidade e busca por atualização constante.


Salário: o salário é muito variável e dependente da área de atuação. 


Especializações: existe especializações em todos os níveis acadêmicos.


Educação continuada: podem ser feitos
diversos cursos livres após a graduação tecnológica, buscando maior aperfeiçoamento na área que busca atuar.


Áreas de atuação: atividades em empreendimento próprio ou como prestador de serviço em centros de estética, spas, academias, hospitais e mais recentemente no SUS.


Principais funções: na área da beleza e saúde, buscando sempre a promoção, manutenção e recuperação da saúde na área da estética humana através de procedimentos faciais, corporais e capilares.


Mercado de Trabalho: está em alta tanto para empreender o próprio negócio como para trabalhar em inúmeros centros estéticos da região. 


Logo A Tribuna
Newsletter