CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
AT Carreiras: Engenharia Mecânica oferece oportunidades em diversas áreas
Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em cinco anos
Por: Por ATribuna.com.br  -  29/03/21  -  18:17

A Engenharia Mecânica continua encantando pessoas de todas as idades graças ao seu vasto mercado de trabalho e boa remuneração. É uma das poucas profissões em que os graduados podem trabalhar em qualquer lugar, pois são necessários nas indústrias, construções, manufatura, ferrovias e muito mais.


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece graduação em Engenharia Mecânica em cinco anos. O objetivo do corpo docente é formar profissionais com domínio do raciocínio lógico-dedutivo, da matemática e da física, associando estes conceitos aos conhecimentos de engenharia mecânica em suas mais diversas áreas.


Engenharia Mecânica


Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Unip Santos, Wilson Nassar, apesar da retração que a grande maioria das profissões está sofrendo, o Brasil possui uma carência de engenheiros para dar continuidade a construção de sua infraestrutura, portanto este mercado de trabalho deve ser rapidamente recuperado nos próximos anos.


“A formação de engenheiro mecânico permite uma ampla diversidade de oportunidades, é provavelmente o curso de maior disponibilidade de vagas no mercado de trabalho. O Engenheiro Mecânico pode atuar em praticamente todas as áreas da economia. Os profissionais têm como foco principal as máquinas e os equipamentos, permitindo atuação técnica e de gestão de todos os tipos de aplicações dos sistemas mecanizados”.


O ex-aluno da Unip Adriano Pombal conta que trabalha na área desde os 16 anos. Com o avanço na carreira profissional, sentiu necessidade de se graduar em Engenharia Mecânica e, para isso, escolheu a Unip Santos.


“A mecânica sempre me trouxe curiosidade e paixão em ver os equipamentos e tentar entender seus funcionamentos. O privilégio de fazer parte das primeiras turmas de Engenharia Mecânica na UNIP de Santos me capacitou para assumir novos desafios profissionais”.


A especialista em Recursos Humanos Suraia Cassab explica que o profissional de Engenharia Mecânica conta com um grande mercado de trabalho, pois pode trabalhar em todos os tipos de indústria, com manutenção e operação de máquinas, projetos, planejamento do trabalho e na área de qualidade.


“Essa é uma das engenharias mais antigas. Como os graduados tem um grande conhecimento em matemática, também podem ser aproveitados em outros locais, como bancos, trabalhando com investimento, estatística e análise de mercado”.


Ficha técnica:


Duração: 5 anos (10 semestres).


Tipo do curso: Bacharelado.


Grade Curricular: As principais disciplinas do curso são Cálculo Diferencial e Integral, Desenho, Técnico e Desenho no Computador, Mecânica dos Fluidos, Projetos de Máquinas e Equipamentos, e Energia Térmica.


Atividades práticas: Em cada semestre o aluno deve desenvolver a Atividade Prática Supervisionada referente às matérias em andamento. O aluno desenvolve a parte teórica e posterior construção de um modelo real do assunto em estudo. Existem também oportunidades para o aluno participar de projetos de pesquisa. Já a monitoria também é ofertada para os alunos com maior destaque de desempenho e conforme interesse do aluno.


Infraestrutura: Laboratório de Física e Química, Laboratório de Metrologia, Laboratório de Materiais e Fabricação Mecânica, Laboratório de Mecânica dos Fluídos, Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas e Laboratório de Robótica


Materiais: O aluno normalmente deve ter alguns recursos de uso particular, principalmente nas atividades fora do ambiente do Campus. Recomenda-se principalmente o acesso a internet e o computador.


Estágio: O estágio é obrigatório. Na Baixada Santista há oportunidades no parque industrial, porto, setores públicos e setores de prestação de serviço em geral.


Perfil: O aluno deve ter sólidos conhecimentos de engenharia e boa formação geral e específica para atuar na profissão.


Especializações: O Engenheiro Mecânico deve continuar o seu processo de formação de acordo com a sua área de atuação profissional. Existem inúmeros cursos de Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado para a formação complementar.


Educação continuada: Neste caso a diversidade é muito ampla, depende da área de atuação. De forma geral, recomenda-se os cursos de idioma, aperfeiçoamento em recursos de informática, conhecimentos fundamentais de inversores de frequência, controladores lógicos programáveis, engenharia de manutenção, engenharia de segurança, eletricidade básica e eletrônica básica. Outros cursos dependem muito da área específica do profissional.


Áreas de atuação: De uma forma geral projeto e manutenção de máquinas e equipamentos, porém existem muitas atividades no ambiente de trabalho que necessitam do engenheiro. As principais áreas de atuação são equipamentos mecânicos, processos de fabricação, produção de energia, ar condicionado, ventilação, refrigeração, tubulações industriais, máquinas térmicas, hidráulica, pneumática, transporte, elevação, vibrações mecânicas entre outras.


Principais funções: O engenheiro é responsável pela garantia de funcionamento das máquinas e desenvolvimento de melhorias necessárias ao aumento de produtividade, competitividade, segurança, economia de energia e conservação do meio ambiente. Nesta atuação o engenheiro é necessário em atividades de execução e planejamento, com conhecimentos técnicos e de gestão. De forma mais objetiva podemos destacar as funções de inspeção de máquinas, supervisão de manutenção, gerenciamento de manutenção, projeto de máquinas, desenvolvimento de máquinas, gerenciamento de projetos, análise de falhas, planejamento da manutenção e reformas, entre outras.


Mercado de trabalho: A Baixada Santista tem grande potencial de atuação dos profissionais de engenharia mecânica. Podemos destacar as áreas de petróleo