AT Carreiras: Enfermagem é fundamental para cuidado de diferentes necessidades

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece formação em quatro anos e vários tipos de especializações

Por: De A Tribuna On-line  -  24/07/20  -  22:36

Ter paixão em cuidar dos outros. Esta é a principal característica que um enfermeiro deve ter. Mas, acima de tudo, é essencial carregar dentro de si a competência, a ética e o entendimento sobre sua responsabilidade social. 


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de Enfermagem com formação em oito semestres e ainda dá a oportunidade aos alunos de fazerem diversas especializações. O corpo docente tem como objetivo formar profissionais capacitados para coordenar o processo de cuidar. 


Enfermagem


O coordenador do curso de Enfermagem da Unip, Anselmo Amaro dos Santos, garante que esse curso é muito procurado pelos jovens que acabaram de terminar o Ensino Médio e também pelos auxiliares e técnicos de enfermagem que desejam cursar a graduação.


Anselmo Amaro dos Santos, garante que esse curso é muito procurado pelos jovens que acabaram de terminar o Ensino Médio
Anselmo Amaro dos Santos, garante que esse curso é muito procurado pelos jovens que acabaram de terminar o Ensino Médio   Foto: Reprodução

De acordo com ele, o mercado de trabalho para os profissionais de enfermagem está muito em alta, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus. “O enfermeiro é um membro fundamental na equipe de saúde, atuando diretamente no restabelecimento e assistência à saúde do ser humano”.


A ex-aluna Mariane Giaxa conta que escolheu cursar Enfermagem porque, desde pequena, acompanhava os profissionais da área em idas a hospitais com sua mãe, que na época estudava para ser enfermeira. Vendo o trabalho duro, a dedicação e o carinho com o próximo, ela decidiu seguir o mesmo caminho.


“Este é o meu primeiro ano de formada e está sendo uma jornada única. A cada dia coloco em prática o que aprendi na faculdade. Desde o início da faculdade, coloquei como meta aproveitar ao máximo e, com isso, ganhei muito conhecimento extra. No último semestre, passei em um processo seletivo para pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Albert Einstein. Tenho certeza que consegui este êxito com meu esforço e todo o aprendizado que obtive na UNIP”.


A especialista em Recursos Humanos Andréa Marques explica que a Enfermagem é um curso muito procurado há algum tempo. De acordo com ela, é uma profissão em que a pessoa tem que ter muito amor, força de vontade e grande dedicação. 


"Quem se forma em Enfermagem é alguém que tem o dom de cuidar, sem nenhuma restrição, porque vai enfrentar situações bem complicadas. E, com tudo que está acontecendo, com a pandemia, ficamos carentes desses profissionais. Admiro muito essa profissão. É um curso muito sério, tem que ter dedicação 24 horas para conseguir conciliar as aulas e os estágios. Tem que ter um empenho e envolvimento muito grande". 


Ficha técnica:


Duração: 4 anos (8 semestres).


Tipo do curso: Bacharelado


Grade Curricular: As principais disciplinas do curso são Avaliação Clínica e Psicossocial em  Enfermagem, Propedêutica e Processo de Cuidas na Saúde do Adulto e Práticas Clínicas.


Atividades práticas: As principais práticas feitas durante o curso são realizadas na Clínica de Saúde da Universidade, assim como nos Hospitais e Unidades Básicas de Saúde.


Infraestrutura: Laboratório de Anatomia, Multidisciplinar e Laboratório de Enfermagem.


Materiais: Esfigmomanômetro e Estetoscópio, fita métrica, tesoura sem ponta, caneta e papel para anotações.


Estágio: É obrigatório e pode ser feitos nas áreas de Atenção Primária (Unidades Básica de Saúde), Secundária (ambulatórios) e Terciária (área hospitalar).


Perfil: O curso investe na formação de um enfermeiro capacitado para coordenar o processo de cuidar, tendo por princípios a construção de competências nos âmbitos da assistência, gestão de recursos, educação e pesquisa, nos diferentes níveis e setores de atenção do processo saúde-doença.


Salário: Em média R$ 3.100.


Especializações: A UNIP oferece desde especializações Latus Sensus até o Strictus Sensus (Mestrado e Doutorado)


Educação continuada: Congressos, oficinas, participações da Semana de Enfermagem nas instituições, leitura de livros relacionados ao curso e palestras.


Áreas de atuação: Instituições hospitalares, ambulatórios, laboratórios, clínicas de saúde e consultórios.


Principais funções: Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade; integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo, em todos os âmbitos de atuação profissional; planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde e também dos programas de educação e promoção à saúde; e desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional.


Mercado de Trabalho: Na região, o enfermeiro tem a oportunidade de atuar nos hospitais, clínicas e laboratórios. Assim como nas atividades acadêmicas junto às universidades que possuem o curso de graduação em Enfermagem.


Logo A Tribuna
Newsletter