AT Carreiras: Design Gráfico é o curso ideal para apaixonados por imagens

Curso tem duração de quatro semestres e promete muitas atividades práticas

Por: De A Tribuna On-line  -  12/12/19  -  18:10

Ter grande amor pela imagem! Esta é a característica principal dos profissionais de Design Gráfico. Quem decide seguir por essa área precisa ainda ter a mente aberta, ser inovador, criativo e estar sempre atualizado. Além disso, trabalhar o lado empreendedor é muito importante para ganhar experiência e aumentar a remuneração.


A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece o curso de Design Gráfico, com graduação em dois anos. Os professores trabalham não apenas as atividades práticas, como mexer nos softwares, mas também ajudam a desenvolver o senso estético e as tendências do setor. 


Design Gráfico


Para o coordenador do curso de Design Gráfico da Unip, Prof. Mestre Carlos Roberto Cordeiro, o mercado para o designer gráfico é constante, está aberto permanentemente, por ser uma demanda crescente e importante no País. Ele explica que o profissional trabalha com a imagem das empresas, desde a criação de logo visual até a comunicação digital, com criação publicitária, animação, designer de embalagem, designer editorial e direção de arte. 


"Temos uma boa procura do curso. A média das nossas classes tem sido entre 40 e 50 alunos. A procura é grande, porque é um curso de curta duração. Ele visa preparar rapidamente o profissional para entrar no mercado de trabalho. A proposta é que ele dê sequência a isso fazendo uma pós-graduação. O curso prepara o aluno com bastante competência. Dá uma visão teórica e prática do que vai encontrar no mercado", explica o coordenador.


Curso dura apenas dois anos para rápido ingresso no mercado de trabalho
Curso dura apenas dois anos para rápido ingresso no mercado de trabalho   Foto: Reprodução

A ex-aluna Carolina Proiete está com sua carreira em ascensão desde que se formou em Design Gráfico na Unip. Ela revela que a sua formação a ajudou a trilhar caminhos de sucesso, interagir em diversos setores da empresa onde já trabalhava e ser incluída em grandes projetos. Para a jovem, os ensinamentos da Universidade foram essenciais para conquistar tantas oportunidades. 


"Eu já era formada em publicidade e a empresa que eu trabalhava exigia um conhecimento nos softwares de edição. Optei pelo curso para aprender os fundamentos e teorias, ao invés de fazer apenas cursos livres, afinal, seria mais uma graduação no currículo. Estou apta a propor soluções mais aderentes, uma vez que possuo visão sob o ponto de vista também dessa área. Sou grata ao ensinamento que recebi".


A especialista em Recursos Humanos do Espaço Santista RH, Andréa Marques, garante que a profissão está em alta no mercado, uma vez que o mundo está se expressando cada vez mais por meio de imagens. De acordo com ela, os profissionais da área encontram uma série de oportunidades e contam com remuneração de acordo com o fluxo de trabalho.


"O profissional tem que ter visão e cultura, para conseguir se encaixar no mercado de trabalho e se destacar. Também precisa ser empreendedor, ter muita noção das competências para ser multimídia e ter características próprias, que façam a diferença e sejam marcantes", complementa a especialista.


Profissional de Design Gráfico deve ter grande conhecimento de softwares
Profissional de Design Gráfico deve ter grande conhecimento de softwares   Foto: Reprodução

Ficha técnica:


Duração: 4 semestres (2 anos)


Tipo do curso: Tecnológico


Grade Curricular: o curso trabalha com muitas disciplinas práticas e algumas teóricas, como Ética, História da Arte e Legislação da Comunicação. 


Atividades práticas: Composição e Projeto Gráfico, Computação Gráfica e Modelamento 3D, Comunicação Editorial, Publicações para WEB e Designer de Embalagens.


Infraestrutura: laboratórios de informática, com softwares específicos e laboratório de fotografia.


Materiais: nenhum específico.


Estágio: não é obrigatório. Se o aluno se interessar, é possível buscar oportunidades em agências de publicidade, empresas de marketing, produtoras e empresas de fotografia.


Perfil: gostar de arte, de imagem e ter paixão por trabalhar a comunicação visual. O aluno deve estar aberto à atividade e ter grandes ideias. 


Salário: por volta de R$ 3 mil.


Especializações: pós-graduação voltada à Propaganda e Marketing. 


Educação continuada: são indicados cursos voltados a softwares, pois a tecnologia muda a cada instante e o profissional precisa estar sempre atualizado e conectado.


Áreas de atuação: design gráfico, design digital, desenho de embalagens e produtos, identidade visual, programação visual, projeto de produto, design de interiores, web designer e desenho industrial.


Principais funções: criar e produzir peças gráficas e audiovisuais em diferentes mídias, trabalhar na criação de layouts para impressos, atuar como diagramador e arte-finalista, criar marcas e logotipos e atuar como ilustrador, entre outros.


Mercado de Trabalho: autônomo, agências, editoras, gráficas, assessorias e produtoras.


Logo A Tribuna
Newsletter