AT Carreiras: Cursos tecnológicos são boas opções para formação de qualidade em menos tempo

Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece quatro cursos tecnológicos para os estudantes

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/08/20  -  22:54

A Universidade Paulista (Unip) de Santos oferece formação em apenas dois anos em diversos cursos tecnológicos, como Recursos Humanos, Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária. Além de ter em mãos o diploma de forma mais rápida, os profissionais dessas áreas também conseguem entrar logo no mercado de trabalho. 


A área de Recursos Humanos, por exemplo, está passando por muitas mudanças na forma de trabalho, na forma de se comunicar com as pessoas, e na forma de recrutar, treinar, avaliar e gerir benefícios. Essas mudanças colocam o Recursos Humanos em uma posição estratégica, além das atividades específicas do setor. 


A especialista em RH Suraia Cassab explica que a área de Recursos Humanos é muito ampla, então o profissional pode atuar em diversas áreas. "Principalmente no Departamento Pessoal, a gente vê o mercado bem aberto e promissor. Já a área de Recursos Humanos em geral sugere uma grande possibilidade de desenvolvimento profissional. Só que, para isso, a pessoa precisa se preparar. Ter grande conhecimento técnico, bom nível de informática e inglês e espanhol são diferenciais".


O mercado de trabalho para os profissionais de Comércio Exterior também está em alta. A profissão cresce à medida que o Brasil se consagra como um dos maiores ‘players’ do comércio internacional, principalmente como um dos maiores exportadores em ‘commodities’, com ênfase para o setor de produtos agropecuários. 


A especialista também explica que o mercado de trabalho de Comércio Exterior é muito promissor, uma vez que a região da Baixada Santista conta com o maior porto da América Latina e muitas empresas de navegação. "Área bastante ampla. É preciso ter um bom nível de inglês e espanhol e muito conhecimento técnico. Área que proporciona crescimento profissional".


Já as oportunidades para profissionais de Logística vêm crescendo desde a década de 90. Para o corpo docente da Unip, este é um mercado que está em ascensão no Brasil, principalmente devido ao desenvolvimento das regiões Nordeste e Norte. À medida que essas regiões crescem, o mercado irá seguir demandando muitos profissionais da área.


A especialista em RH Andréa Marques explica que a Baixada Santista favorece o desenvolvimento das carreiras em Logística e Gestão Portuária e oferece grandes oportunidades na área de formação. “As novas tecnologias favorecem a expansão do setor. Já os investimentos em infraestrutura necessários ao desenvolvimento do país apontam para um aumento do numero de vagas para estas profissões”.


A especialista em RH Suraia Cassab explica que a área de Recursos Humanos é muito ampla, então o profissional pode atuar em diversas áreas
A especialista em RH Suraia Cassab explica que a área de Recursos Humanos é muito ampla, então o profissional pode atuar em diversas áreas   Foto: Reprodução

Ficha técnica de Recursos Humanos 


Duração: 4 semestres.


Tipo de Curso: Tecnológico


Grade Curricular: Comunicação Empresarial, Administração de Cargos e Salários, Gerenciamento de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnicas de Negociação e Desenvolvimento Sustentável, entre outras.


Atividades práticas: Participação em dinâmicas, simulações, círculos de convivência, de negociação, de gestão de conflitos; e visitas técnicas. Participação em elaboração e apresentação de projetos integrados multidisciplinares; em oportunidades de elaboração e apresentação de artigo – iniciação científica; em apresentação em seminários, para públicos externo e interno; e em entrevistas com gerentes organizacionais e profissionais da área.


Infraestrutura: Laboratório de Informática.


Estágio: Não é obrigatório, mas, muitos alunos realizam estágio em organizações da região, pois há forte demanda. As principais áreas de estágio são áreas administrativas das organizações e áreas de Recursos Humanos, comércio e serviços de todos os setores da economia da Região da Baixada Santista. 


Especializações: A UNIP oferece pós-graduação, MBA em Gestão de Recursos Humanos, mestrado em Administração, entre outros.


Educação continuada: O profissional pode continuar aperfeiçoando-se em temas, como por exemplo: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Coaching, Desenvolvimento de Pessoas, Direito Trabalhista, Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança, Relacionamento Interpessoal, Cultura e Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Sustentável, Economia, Marketing, Gestão de Conflitos, Justiça Restaurativa, entre outros. 


Área de atuação: O profissional pode trabalhar nas áreas administrativas, em todos os setores da área de Recursos Humanos, e nas diversas áreas das organizações.


Principais funções: O profissional gerencia a área de Recursos Humanos da empresa; supervisiona todas as áreas de recrutamento, seleção, análise, descrição e avaliação de cargos, competências, administração salarial, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, serviço social; analisa o mercado de trabalho; faz a gestão de equipes e conflitos; procede diagnóstico e propõe melhorias de clima organizacional; faz análise articular; atua como guardião da cultura da organização; negocia buscando o equilíbrio das relações capital e trabalho; representa a organização junto às entidades de classe; e assessora a organização, quanto às estratégias de gestão de pessoas. 


Mercado de Trabalho: O profissional pode atuar no mercado como gerente de Recursos Humanos; supervisor de Recrutamento e Seleção, de Cargos e Salários, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e de Avaliação de Desempenho; analista de Recursos Humanos; técnico de Recursos Humanos; assistente de Departamento de Pessoal, entre outros.


Ficha técnica de Logística


Duração: 4 semestres.


Tipo de Curso: Tecnológico


Grade Curricular: Produção e Comércio, Gerenciamento de Transportes, Logística para Importação e Exportação, Centro de Distribuição, Desenvolvimento Sustentável, Movimentação e Armazenagem, Tecnologias Planejamento Operaç. Logísticas


Atividades práticas: As principais atividades práticas durante o curso são estudos de casos, apresentações em seminários, dinâmicas de grupos, quizzes, visitas técnicas a organizações, elaboração e apresentação de Projetos Integrados Multidisciplinares, entre outros.


Infraestrutura: Laboratório de Informática


Materiais: Acesso à internet; computador pessoal é importante, mas não imprescindível; celular. 


Estágio: Não é obrigatório, mas muitos alunos fazem estágios nas indústrias e nas empresas ligadas ao Porto de Santos.


Perfil: Os alunos devem ter perfil empreendedor, com raciocínio analítico, interesse na área de planejamento, ter possibilidade para mobilidade no território nacional; saber desenvolver sínteses, críticas às situações apresentadas.


Especializações: Há vários cursos de pós-graduação e MBA. Várias instituições oferecem mestrado profissional em Gestão da Logística e Tecnologia para Sistemas Produtivos. Há ainda doutorado em Administração. 


Educação continuada: Podem ser feitos cursos de sistemas fiscais e tributários para a logística brasileira; logística internacional; planejamento logístico operacional; gestão de armazenagem;
projetos e operações logísticas; transporte geral, entre outros.


Principais funções: Analisar e equacionar as necessidades da logística no processo produtivo de uma organização, visando à sua otimização; analisar as tecnologias utilizadas na cadeia de suprimento, verificando a necessidade de melhorias; atualizar-se com as tecnologias de logística disponíveis no mercado, bem como com as utilizadas pelos concorrentes; dimensionar, localizar e colocar em operação Centros de Distribuição; avaliar custos de operação, tributos para transportes com frota própria e de terceiros; gerenciar equipes de operação nos Centros de Distribuição; definir e acompanhar indicadores de operação para controle e acompanhamento dos serviços, dentre outras.


Mercado de Trabalho: Muitas oportunidades disponíveis na região, relacionadas com o Porto de Santos e indústrias. A Baixada caracteriza-se ainda pela rede de oferta de serviços e turismo. 


Ficha técnica de Comércio Exterior


Duração: 4 semestres.


Tipo de Curso: Tecnológico


Grade Curricular: Negócios Internacionais, Sistemática de Importação e Exportação, Teoria e Prática Cambial, Licitações Internacionais, Geomarketing, Legislação Aduaneira, entre outras.


Atividades práticas: Estudos de casos; apresentações em seminários; dinâmicas de grupos; quizzes, visitas técnicas à organizações; elaboração e apresentação de Projetos Integrados Multidisciplinares, Dramatização de negociação internacional, entre outros.


Infraestrutura: Laboratório de Informática


Materiais: Acesso à internet; computador pessoal é importante, mas não imprescindível; celular. 


Estágio: Não é obrigatório, mas muitos alunos fazem estágios nas indústrias, em organizações ligadas ao Porto de Santos, dentre outras.


Perfil: Os alunos devem ter perfil empreendedor, com raciocínio analítico, com interesse na área de  planejamento, ter possibilidade para mobilidade no território nacional; saber desenvolver sínteses, críticas às situações apresentadas, com interesse em outro idioma, com aptidão para negociar, entre outros.


Especializações: Há vários cursos de pós-graduação e MBA. Várias Instituições oferecem mestrado profissional em Gestão Internacional. Há doutorado em Administração, também.


Educação continuada: Podem ser feitos cursos de aduaneira; logística internacional; Siscomex para importação e exportação; gestão portuária; operações e negócios internacionais; relações Internacionais, entre outros.


Principais funções: Preparar e iniciar o processo de importação/exportação; Avaliar capacidades importadoras e exportadoras; Analisar e interpretar publicações especializadas em comércio exterior; Pesquisar e definir plano de ação internacional; Diagnosticar vantagens e desvantagens da importação/exportação; Analisar o mercado a fim de definir as melhores possibilidades de importação/exportação; Identificar informações de clientes ou fornecedores do exterior; Analisar e definir meios de transporte mais favorável, entre outras.


Mercado de Trabalho: Há várias oportunidades na região, justamente pelo Porto de Santos e proximidade à São Paulo.


Especialista explica que o mercado de trabalho de Comércio Exterior é muito promissor, uma vez que a região da Baixada Santista conta com o maior porto da América Latina
Especialista explica que o mercado de trabalho de Comércio Exterior é muito promissor, uma vez que a região da Baixada Santista conta com o maior porto da América Latina   Foto: Reprodução

Ficha técnica de Gestão Portuária


Duração: 4 semestres


Tipo do curso: Tecnológico


Estágio: Não é obrigatório.


Educação continuada: Todos os cursos da área de Gestão e Negócios são muito úteis para o curso.


Áreas de atuação: gerenciamento das atividades nos modais; controle dos agentes; controle da infraestrutura e dos custos das operações do mar; gerenciamento das atividades terrestres; gerenciamento da tecnologia de informação e da logística; capacitação da mão de obra; gerenciamento dos tipos de carga e trâmites legais.


Principais funções: Há oportunidades para gerente de operações de mar; gerente de operações portuárias; supervisor de logística portuária; e supervisor de operações de terminais portuários.


Logo A Tribuna
Newsletter