Apesar da pandemia, Enem está mantido para janeiro de 2021

Nesta edição, porém, o exame será diferente na aplicação, que deverá seguir os protocolos de prevenção à covid-19

Por: Da Redação  -  11/12/20  -  11:20
Atualizado em 20/05/21 - 10:01
 Ministro divulgou o tema da redação do Enem 2019
Ministro divulgou o tema da redação do Enem 2019   Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Em meio à pandemia da covid-19, quase 5,8 milhões de candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto na versão impressa quanto digital. Nesta edição, porém, o exame será diferente na aplicação, que deverá seguir os protocolos de prevenção à covid-19, e também na preparação, já que a maioria dos candidatos está estudando por meio de aulas remotas.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.687.271 candidatos se inscreveram para a versão impressa do exame, que acontece nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do ano que vem.


gt;gt; Confira dicas para o Enem


O Inep estabeleceu regras para reduzir aglomerações durante a aplicação da prova. Assim, a ocupação das salas deve ser de 50% da capacidade original. Para tanto, estima-se, para esta edição, 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação. Em 2019, o Enem foi aplicado em 145 mil salas de aplicação, em cerca de 10 mil locais de prova.


Preparação


Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Progresso Santos, Diego Monsalvo, no contexto atual, todos os candidatos serão de certa forma prejudicados, mas as condições de preparação são diferentes.


“Os alunos que têm acesso a internet estão um pouco mais à frente da grande maioria do Brasil que, infelizmente, têm sérias dificuldades de conseguir acesso virtual”, diz.


Ainda assim, para quem não começou com um ritmo mais firme de estudo até agora, o coordenador diz que é primordial correr e montar uma agenda diária de estudos.


“Inclusive para os alunos que estão nessa rotina desde o começo do ano, é importante que eles continuem no mesmo ritmo, estipulando algumas horas mínimas diárias de dedicação”, aconselha.


Distribuir as disciplinas por dias de estudo e fazer duas redações por semana é a dica que ele dá. Ainda assim, ele alerta que a saúde do aluno, levando em consideração uma boa alimentação, exercícios físicos, sono adequado e lugar próprio para estudos, desenvolvem condições psicológicas e emocionais que tornam o candidato mais confiante e tranquilo.


Logo A Tribuna
Newsletter