24º A Tribuna Colegial reúne a nova safra do surfe em Santos

Competição que já revelou talentos como Adriano de Souza, o Mineirinho, acontece domingo no Quebra-Mar

Por: Régis Querino  -  14/11/19  -  15:20
Cerca de 70 surfistas de mais de 20 escolas de dez cidades marcarão presença na competição
Cerca de 70 surfistas de mais de 20 escolas de dez cidades marcarão presença na competição   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A nova geração do surfe da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira tem encontro marcado neste domingo (17), a partir das 8h30 (de Brasília), no Quebra-Mar, na Praia do José Menino, em Santos, para a disputa do 24º A Tribuna de Surf Colegial.


A competição, que já revelou talentos do surfe brasileiro e mundial, como o campeão do mundo em 2015, Adriano de Souza, o Mineirinho, Deivid Silva, Jessé Mendes e Alex Ribeiro, entre outros, é uma das mais longevas e tradicionais do gênero no Brasil.


"O A Tribuna é um dos campeonatos mais importantes a nível nacional. Não há outro com tanto tempo. A Tribuna construiu esse legado", diz Mad William, organizador da competição, homologada pela Federação Paulista de Surf.


Além de revelar surfistas, a ponte entre o esporte e a escola é outra marca registrada do campeonato. "É super importante esse movimento entre o esporte e a escola. Se o aluno despontar, ele segue a carreira como atleta; se não despontar, tem o apoio da escola, pode se tornar um cidadão com estudo. Muitos atletas são bolsistas, têm um nível de estudo melhor, pra formação da criança e do adolescente", aponta William.


Quatro categorias


Cerca de 70 surfistas de mais de 20 escolas de dez cidades das três regiões marcarão presença na competição, que terá representantes emquatro categorias: iniciante (nascidos a partir de 2005, sub-14), mirim (nascidos a partir de 2003, sub-16), júnior (nascidos a partir de 2001, sub-18) e feminino (nascidas a partir de 2001, sub-18).


Estarão presentes competidores de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida. Os campeões de cada categoria ganharão uma prancha e os segundos, terceiros e quartos colocados receberão troféu, medalha e um kit como prêmio.


No dia da competição, os atletas deverão apresentar o RG escolar original ou atestado de matrícula original para o ano letivo de 2019 e RG ou certidão de nascimento para validar a sua participação.


A 24ª edição do A Tribuna de Surf Colegial terá baterias a partir das 8h30 de domingo e tem previsão de término por volta das 17h30, com a cerimônia de premiação. O primeiro campeão do circuito, Luiz Carlos Franco (Luke Franco), será homenageado no evento.


Logo A Tribuna
Newsletter