Projeto Porto Profissões abre inscrições nesta segunda-feira

Podem participar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública

O projeto Porto Profissões abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para o workshop 'Como construir seus sonhos'. Podem participar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública. Em dois anos, já foram realizados mais de 40 eventos, que beneficiaram cerca de 1.600 alunos da região.

O objetivo do projeto, organizado pelo Grupo Tribuna, é auxiliar os adolescentes a definirem e alcançarem seus propósitos de vida com planejamento estratégico e esforço organizado, escolhendo as profissões que mais combinam com seus perfis pessoais.

As inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira pela internet e seguem até o dia 28 de fevereiro. Os interessados passarão por uma seleção, e os escolhidos poderão participar do workshop, que visa definir os propósitos de vida, analisar os pontos fortes de cada um e traçar estratégias para transformar seus sonhos em realidade.

Objetivo é detalhar as profissões portuárias e preparar os alunos para o mercado de trabalho (Foto: Arquivo/AT)

O professor de mentoria profissional e palestrante do projeto, Adriano Simões, revela que muitos jovens não conhecem sobre as profissões portuárias. Em pesquisa, ele descobriu que aproximadamente 77% dos estudantes não conhecem as oportunidades, enquanto os outros 23% sabem citar poucas profissões. Por outro lado, 55% das áreas que eles desejam seguir podem ser encontradas no Porto.

"Isso nos mostra como muitos deles podem trabalhar e serem felizes dentro do Porto, porque tem muito mercado. Além desse conhecimento, o workshop conta, ainda, com um treinamento emocional, para prepará-los para o mercado de trabalho. Busco ensinar como participar de uma boa entrevista, como se comportar e trazer uma nova visão para os estudantes. O 9° ano é o momento exato para começar a pensar no futuro", explica.

Durante o treinamento, são elaboradas tarefas para exercitar o trabalho em equipe e a conquista de objetivos, e o encerramento conta com uma dinâmica motivacional para promover a autoconfiança dos envolvidos. As palestras serão realizadas na Marimex, empresa parceira do projeto, onde os alunos conhecem a estrutura da empresa e seu papel no Porto de Santos. 

As visitas serão realizadas nos dias 11, 18 e 25 de março, 1º, 8, 15 e 29 de abril, 20 e 27 de maio, 3 de junho, 5, 12, 19 e 26 de agosto, 2, 16, 23 e 30 de setembro, 7 e 21 de outubro e 4 e 11 de novembro.

Tudo sobre: