Webinar debaterá a desestatização do Porto de Santos

Interessados já podem se inscrever no evento, que ocorrerá na tarde desta sexta-feira (21)

Por: Da Redação  -  20/08/20  -  17:20
Privatização da gestão do Porto de Santos é defendida pelo presidente Bolsonaro
Privatização da gestão do Porto de Santos é defendida pelo presidente Bolsonaro   Foto: Carlos Nogueira/AT

A desestatização dos portos de Santos e São Sebastião, pretendida pelo Governo Federal, e as oportunidades e os riscos que envolvem esses processo serão debatidos na próxima edição do Webinar Porto & Mar 2020, a ser realizado amanhã, às 15 horas. O evento, organizado pelo Grupo Tribuna, será transmitido pela plataforma Zoom. E interessados poderão se inscrever para acompanhar e fazer perguntas aos debatedores. As inscrições já estão abertas.


O Webinar Porto & Mar 2020 – A desestatização do Porto de Santos – oportunidades e riscos terá a participação do ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), o hoje consultor Casemiro Tércio Carvalho, e do consultor, ex-diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, antigo nome da APS) e ex-presidente da CDSS, Frederico Bussinger – que também é articulista de A Tribuna.


A desestatização do Porto de Santos – na verdade, de sua gestão, uma vez que as operações foram privatizadas no final do século passado – é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro desde a época de campanha eleitoral. E começou a ser debatida no governo logo em seu início, no ano passado.


Tércio, que presidiu a APS do início de 2019 até o começo deste ano, começou a preparar a empresa para sua desestatização e tem se dedicado a estudar esse processo. O tema também tem sido analisado e debatido por Bussinger.


Nesta semana, a privatização da gestão dos dois portos ganhou destaque. Na segunda-feira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado pelo Ministério da Infraestrutura para auxiliar o Governo nesse projeto, definiu o vencedor da concorrência para a contratação dos estudos sobre o modelo de desestatização. O consórcio liderado pela DTA Engenharia (empresa que, hoje, realiza a dragagem do Porto de Santos) ganhou a disputa. O resultado ainda tem de ser homologado.


Inscrições


Os interessados em acompanhar o webinar e fazer perguntas aos debatedores devem se inscrever pela página atribuna.com.br/eventos/portoemar, clicando no anúncio do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 18 horas desta quinta-feira. As vagas são limitadas.


Logo A Tribuna
Newsletter