BR do MAR promete elevar Porto de Santos a condição de Hub Port, diz diretora

Projeto será tema de novo debate, nesta quarta-feira (18), no último dia do Congresso de Direito Marítimo e Portuário - São Paulo

Por: Matheus Müller  -  18/11/20  -  12:09
Resolução determina direitos e deveres de empresas, inclusive as de cabotagem e longo curso
Resolução determina direitos e deveres de empresas, inclusive as de cabotagem e longo curso   Foto: Carlos Nogueira

O Ministério da Infraestrutura aposta no projeto BR do Mar (programa de incentivo à cabotagem) para aumentar a movimentação da economia e ampliar o desenvolvimento dos portos brasileiros. Flávia deu seu ponto de vista sobre o assunto, que já havia sido destacado pelo ministro Tarcísio Freitas, na última segunda-feira, e que terá debate ampliado nesta quarta-feira (18), às 14 horas, no último dia do  2º Congresso de Direito Marítimo e Portuário - São Paulo, evento realizado pelo Grupo Tribuna no auditório da Associação Comercial de Santos e através de webinar.


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De acordo com a diretora do Departamento de Gestão de Contratos, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, a cabotagem vai colocar naturalmente o Porto de Santos em condição de Porto Hub (concentrador de cargas). 


“Quando a gente olha o BR do Mar e essa vocação natural do Porto de Santos, a gente percebe que será um porto que será diretamente impactado por essa medida. Ele tende a transformar os terminais cada vez mais concentradores para receber os principais navios e até alterar um pouco essa dinâmica de movimentação de cargas”. 


Ela explica que, em linhas gerais, o Governo Federal pretende incrementar a oferta e a qualidade do transporte por cabotagem, modal que inclusive teve um aumento de 12%. 


“É um potencial que vai ser usufruído pelo porto para incentivar a concorrência e competitividade na prestação de serviços e, principalmente, serviços (deslocamentos) de longa distância. Nós somos um País continental. Não estamos falando em competição com o caminhão, mas estamos falando em longa distância, mas o porta a porta continuará com o modal rodoviário. Estamos falando em equalização de matriz logística”. 


Situação
O projeto está na Câmara dos Deputados, mas sofre com obstruções de parlamentares do Centrão e da oposição, que esvaziam as sessões e impedem a votação das pautas, entre elas o BR do Mar. O ministro já havia informado que tem conversado e pedido a deputados para aprovarem o texto e, de acordo com Flávia, há uma expectativa para que isso ocorra nos próximos dias, ainda mais com a retomada das sessões.   


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