Angelina Rafael é destaque no Circuito Virtual de Corridas Blue Med

Tetracampeã santista fala da importância deste tipo de atividade física e quer correr forte novamente

No início do período de isolamento devido à pandemia do coronavírus, o Grupo Tribuna adiou a tradicional corrida 10 KM Tribuna FM-Unilus e inovou com sua primeira prova virtual. Angelina Rafael, conhecida atleta da região, aderiu a este tipo de atividade e foi a mais rápida da categoria feminina e a segunda melhor no geral, completando os 5 km em 18 minutos e 34 segundos. Agora, com a criação do Circuito Virtual de Corridas Blue Med, ela decidiu por mais um desafio pessoal e incentivou os alunos de sua assessoria esportiva a participarem.

Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!

Ela e mais 10 pessoas da AC Assessoria, criada em parceria com o professor Marciano Augusto, o Choco, estarão completando a etapa inicial, batizada de Setembro Vermelho, em referência à prevenção a doenças cardíacas, que pode ser realizada até este domingo em três distâncias – 3, 5 e 10 km – em qualquer ambiente.

“A corrida virtual neste momento é muito importante, pois garante segurança aos atletas diante de um cenário de pandemia. Sem falar do conforto, pois o participante escolhe o dia e hora que irá participar. Não substitui a adrenalina da largada, aquele calor humano e a emoção da linha da chegada, mas tem suas vantagens. Com certeza é um grande estímulo para se manter em atividade”, afirma a tetracampeã santista e também quatro vezes campeã da Subida das Escadarias do Monte Serrat.

Segundo ela, para os alunos o intuito é promover a saúde e incentivar a prática do exercício. “Os atletas são movidos pelos desafios do dia a dia entre o treino e trabalho. As provas aos finais de semana servem como motivação e reconhecimento dos treinos. É onde batemos nossos recordes pessoais e agora temos as corridas virtuais como incentivo”, explica Angelina, formada em Educação Física na FEFIS/Unimes (licenciatura e bacharelado), com especialização em fisiologia do exercício aplicada à clínica, na Unifesp e pós-graduação em Educação Física Escolar, pela UFJF.

Durante esse período de isolamento social, Angelina segue com uma rotina extensa, dividindo o seu tempo entre os treinos pessoais, a sua assessoria, que hoje atende 30 clientes, e mais uma pós, agora em Esporte e atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência, também na UFJF. Durante a quarentena, ela adaptou sua programação e também de seus alunos usando treinos virtuais.

“Com as mesmas programações de dias e horários. Nesta hora o grupo de WhatsApp ajudou bastante para contagiar ânimo e palavras de apoio. Isso foi fundamental. A corrida acaba virando uma grande família e estamos passando juntos por este período desafiador”, lembra. “Agora, os treinos acontecem nos mesmos lugares, na praia e no Morro São Bento, seguindo todos os protocolos de segurança, com máscaras e distanciamento”, reforça.

Já sobre os seus treinos, alterna entre rodagens mais longas e fortalecimento. “Neste momento priorizo a esteira, mas amo correr na areia da praia e subir os morros da cidade para fortalecer. Venho realizando treinos de velocidade para tentar realizar 5 km abaixo dos 18 minutos. Superação sempre", diz a atleta, que motiva seus alunos com seu exemplo “mostrando que a atividade física é importante para saúde mental e física, principalmente em tempos de pandemia”.

Ainda dá tempo

Quem quiser participar da etapa Setembro Vermelho do Circuito Virtual de Corridas Blue Med ainda pode se inscrever até domingo, às 12 horas, acessando o link atribuna.com.br/eventos/circuitovirtual. No total, serão três etapas, todas com as distâncias, 3, 5 e 10 km. A segunda prova será a Outubro Rosa, com a prevenção ao câncer de mama, dias 9 a 11 de outubro, e a última, a Novembro Azul, com a prevenção ao câncer de próstata, dias 6 a 8 de novembro.

Tudo sobre: