Atitude Verde premia escolas da região por ação ambiental

Estudantes de colégios que participaram do projeto, de A Tribuna, recolheram 4,3 toneladas de lixo reciclável

As escolas participantes do projeto Atitude Verde foram premiadas segunda-feira (2), no Auditório do Grupo Tribuna. A iniciativa, com patrocínio da Terracom, incentiva e reconhece colégios da Baixada Santista por seu trabalho na coleta de resíduos recicláveis. 

O objetivo foi educar os alunos sobre a importância de coleta, separação e destinação correta do lixo reciclável, em ações de sustentabilidade e defesa do meio ambiente. 

Ao todo, 4.456 alunos de dez escolas da região recolheram 4.285 kg (quase 4,3 toneladas) de lixo reciclável. A vencedora, com maior volume coletado, foi a Escola Municipal (EM) Fausto dos Santos Amaral, de Praia Grande, com 1.277 kg. 

O que surpreende é que essa escola atingiu a marca apesar de ter tido o segundo menor número de alunos participantes, com 118 estudantes. Cada um deles coletou, em média, 10,8 kg de resíduos. 

Leonardo Oliveira Ponciano, assistente de direção da EM, conta o segredo para esse desempenho. “Como participamos no ano passado, os alunos já sabiam que participaríamos novamente esse ano. Então, eles já foram guardando os resíduos”.

De acordo com Christina Tavares Mello, diretora do colégio, as crianças aderiram ao projeto com muito entusiasmo. 

“Penso que a sustentabilidade é importante para todos nós, e ninguém melhor que os pequenos para multiplicar essa ação, pois isso é o futuro”, diz a diretora. Ela comenta que os alunos tiveram facilidade em participar pois já vivenciam ações sustentáveis em sua rotina escolar. 

Christina alerta para a importância de todas as escolas incentivarem seus estudantes a participar do Atitude Verde e ações similares. 

“Reciclagem é um tema sobre o qual você precisa conversar com as crianças todos os dias. Você tem que mostrar a elas o bem que isso causa, porque a multiplicadora é a criança. É ela quem leva informação para casa, arrecada e cobra da família”.

Além do reconhecimento e da premiação, os alunos da escola vencedora foram levados para um dia no espaço Gamer XP, onde puderam se divertir com jogos eletrônicos. 

As demais escolas participantes foram Colégio Ramos Lopez; UME Prof. João Papa Sobrinho; EE Prof. Waldomiro Mariani; Colégio Atenas; Colégio da Polícia Militar; Colégio Jean Piaget; Escola do Boqueirão; Associação Cultural e Recreativa Projeto Tia Egle; e EM Prof. Mário de Almeida Alcântara.

Tudo sobre: