SUS sob pressão: um teste implacável chamado Covid-19

Sistema Único de Saúde tem sido decisivo contra o coronavírus

A realidade mostrada na série Sob Pressão - Plantão Covid, exibida pela TV Tribuna/Globo este ano, é uma obra de ficção - mas bem que poderia não ser. Num hospital público, a equipe da “linha de frente” desafiava os prognósticos ruins e tentava salvar os pacientes internados num hospital de campanha.

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A novela da vida real mostra mais de 170 mil mortos no País desde o início da pandemia. E o SUS, mesmo com suas dificuldades, se mostrou imprescindível para que a mortandade não fosse ainda maior. 

“Há um legado, esse mais pontual, que a pandemia deixa, que é o fortalecimento do SUS. É uma ferramenta fantástica, uma conquista do povo brasileiro. Talvez não seja perfeito, mas o conceito é bastante bom. No início do enfrentamento da pandemia, é importante registrar: os recursos, sobretudo da habilitação de leitos, chegaram na ponta. Os hospitais de campanha que instalamos na cidade, boa parte deles foi porque os recursos chegaram", explica o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz.

Para Renata Covas, diretora-técnica do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS -IV), a Covid-19 teve outro condão: o de exigir ações efetivas e permanentes das esferas públicas. 

“Numa pandemia, numa emergência em saúde pública, não há espaço para dubiedades e vacilações. É preciso firmeza, liderança e um norte que oriente a direção de nossas ações. Precisamos de unidade na adversidade. Solidariedade na dificuldade. Empatia e compaixão com os que sofrem. E, a RMBS (Região Metropolitana da Baixada Santista) deu um ótimo exemplo, agindo rápido e garantindo assistência a todos com coronavírus, com foco em salvar vidas”, frisa.

Ela ressalta, ainda, que alguns aprimoramentos devem ser feitos, sempre de modo a fortalecer o SUS. 

“Ficou claro nesta pandemia a importância e potência do Sistema Único de Saúde. Assim, entendo que será preciso repensar estratégias para o fortalecimento de desenvolvimento tecnológico e produção local de insumos. Espero que possamos aprender as lições que nos estão sendo dadas pela pandemia e tomemos o rumo certo”.

Tudo sobre: