Santos lança plataforma para toda rede de ensino municipal

Em funcionamento desde 25 de março, a Educa.Santos tem atividades educativas desenvolvidas por profissionais da Prefeitura

Por: Da Redação  -  03/05/20  -  21:49
  Foto: Arquivo/Alberto Marques

A Secretaria de Educação de Santos (Seduc) lançou, no dia 25 de março, a plataforma Educa.Santos. É uma ferramenta de educação remota, com atividades educativas organizadas por profissionais da rede municipal. Em menos de uma semana, teve mais de 17 mil acessos. 


A plataforma está dividida em três espaços: Todos, Professor e Aluno. O conteúdo tem como objetivo contribuir com a rotina dos cerca de 29 mil estudantes da rede, famílias e professores. As atividades não serão computadas como reposição de aulas, mas compensação de conteúdos, já que não há como garantir que todos os alunos tenham acesso à internet. 


“Nosso objetivo é ter um canal de comunicação, manter a presença dentro da casa da família. É uma plataforma aberta, com conteúdo que pode ser compartilhado”, diz Maria Helena Marques, chefe do Departamento Pedagógico da Seduc. 


Segundo ela, no espaço Para Todos, a família encontra dicas de convivência, contação de histórias e leitura de imagens. É possível, por exemplo, fazer um passeio virtual dentro da Pinacoteca Benedicto Calixto. 


No espaço Para o Aluno, há materiais curriculares. Agrega rotinas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tudo foi adaptado para um programa de estudos em casa. 


“Para alunos do Fundamental 2, do sexto ao nono ano, e EJA ciclo 2, que corresponde ao mesmo período, tem sugestão de rotina diária de estudo. Eles entram num ambiente virtual de aprendizagem que já existia. Só foi colocado na plataforma. Os alunos se cadastram, colocam nome, escola e fazem as atividades”, explica Maria Helena.


Plataforma Educa.Santos tem conteúdos para todos os períodos escolares e para participação da família
Plataforma Educa.Santos tem conteúdos para todos os períodos escolares e para participação da família   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Na primeira semana, o acesso médio foi de 2 mil alunos do Fundamental 2, frente aos 5,1 mil matriculados. Todo material é feito pelos professores e existem canais de comunicação para dúvidas dentro da ferramenta, que são respondidas diariamente. Nenhum conteúdo é obrigatório. 


“Quando for recomendado o retorno presencial, teremos um período de avaliação diagnóstica para identificar os alunos que necessitam de atenção diferenciada”, diz a educadora. 


Ainda segunda ela, serão levados materiais didáticos de forma física a alunos que não conseguem acesso, para que todos sejam alcançados. 


Férias


Por causa da pandemia da covid-19, a Prefeitura antecipou as férias escolares dos professores e demais servidores que estavam programadas para janeiro do próximo ano. O período começou em 24 de abril e vai até 23 de maio. A Seduc está realizando estudos para as adequações que deverão ser feitas no calendário escolar e no Currículo Santista, diz a Prefeitura. Porém, a plataforma Educa.Santos continua funcionando e há equipes técnicas na Seduc para responder as dúvidas dos estudantes. Além disso, a ferramenta , em funcionamento desde 25 de março, receberá novos conteúdos nesta semana. As atividades educativas são desenvolvidas, selecionadas e organizadas por profissionais da rede municipal da Cidade.


Logo A Tribuna
Newsletter