Poder Público colabora com ações de estímulo ao empreendedorismo feminino em Santos

Cursos são mantidos pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativo e Turismo (Seectur)

Por: Da Redação  -  15/03/21  -  14:25
  Foto: Carlos Nogueira/AT

A mulher que empreende, invariavelmente, precisa de uma mão amiga. Para o sonho não morrer na largada. Por conta disso, o Poder Público sabe que precisa abraçar a causa do empreendedorismo feminino, com ações, cursos de capacitação e apoio por meio de parcerias.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, por exemplo, de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) aposta em uma política de promover a qualificação profissional, social, de formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento, utilizando os espaços das sete Vilas Criativas e a Ecofábrica. Em função da pandemia, quando possível, os cursos são realizados a distância. Mas quando não houver condições, como no caso do de Brigadeiro Gourmet, os cursos são adiados.


Há ainda cursos promovidos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santos - este ano, já foram abertos os de Pedraria e Moda, com aulas em andamento. Além disso, a Administração Municipal, via Seectur, conta com o Posto Sebrae Aqui e o Banco do Povo.


Segundo a secretária Selley Storino, trata-se de um conjunto de ações com um mesmo fim: ativar a força empreendedora. “Os cursos oferecidos pela Seectur representam mais um claro esforço da Administração Municipal em qualificar o público santista. Estamos redobrando as atenções nessas áreas do empreendedorismo e da economia criativa, e fortalecendo parcerias com o Governo do Estado, Sebrae e Senai”, frisa.


Estadual


Enquanto isso, o governador João Doria anunciou na última segunda-feira (8) o lançamento de três novos programas de empreendedorismo, geração de renda e qualificação profissional, voltados exclusivamente para mulheres.


O “Empreenda Mulher” oferece mais de 60 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação em diversas áreas e a liberação de R$ 50 milhões em microcrédito, via Banco do Povo.Segundo o Governo do Estado, o objetivo do programa é “incentivar a autonomia das mulheres, possibilitando acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação empreendedora”.


Já a primeira fase do “Prospera Mulher” promete beneficiar 12 mil famílias em todo o Estado, e tem como público-alvo as chefes de famílias com crianças de 0 a 6 anos, e que estejam em situação de extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), com preferência às atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.


Por fim, O “TODAS in-Rede”, de acordo com o Palácio dos Bandeirantes, visa empoderar e dar autonomia das mulheres com deficiência. “Por meio de ações de formação profissional, disseminação de informações e criação de uma rede virtual acessível às mulheres com deficiência, o programa busca o protagonismo desse público”, explica o Governo.


Logo A Tribuna
Newsletter