Modelos de educação no pós-pandemia serão debatidos no fórum A Região em Pauta

Participam o ex-senador Cristovam Buarque, a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e o presidente do Sindicato dos Professores, Walter Alves

Por: Da Redação  -  04/04/21  -  23:08
A Região em Pauta traz a EaD nos ensinos Fundamental e Médio
A Região em Pauta traz a EaD nos ensinos Fundamental e Médio   Foto: Adobestock

A empresária Lana Romani, moradora da Capital e mãe de crianças em idade escolar, começou a questionar o fechamento das escolas durante a pandemia quando percebeu que as regras do Plano São Paulo de combate ao coronavírus não estavam sendo seguidas pelo município, nem as públicas nem as particulares. Pelo plano, cidades na fase amarela por quatro semanas poderiam reabrir se seguissem protocolos sanitários e limitassem a ocupação em 35% das salas. Na Capital, isso não aconteceu.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O que era um debate entre pais e mães em grupos de whatsApp acabou se transformando em um movimento organizado, que vai ganhando status de fórum permanente para debater a Educação. O Movimento Escolas Abertas já tem mais de 300 mil aderentes só em São Paulo.


Lana, profissional da área de marketing de eventos em São Paulo, foi pesquisar a legislação, recorreu a advogados e especialistas para colocar o tema em debate e obrigar o prefeito Bruno Covas a seguir as regras do plano. Esta semana, o movimento comemorou a publicação do decreto estadual que tornou a Educação atividade essencial. Dessa forma, a abertura gradual é obrigatória, seguindo sempre os critérios sanitários que pautam outros segmentos também incluídos nessa categoria. A regra vale mesmo se houver uma piora do quadro pandêmico.


Prejuízos


Lana Romani vê prejuizos à educação de crianças e adolescentes com aulas apenas de forma virtual. “Muitas crianças não têm acesso a infraestrutura necessária para aprender. Além disso, há a questão do convívio social, a saúde mental. Com os protocolos adequados, há risco, sim, mas mínimos. Inúmeros estudos comprovam o baixo grau de transmissibilidade do vírus entre crianças, de crianças para adultos. São riscos baixos, que podem ser administrados com protocolos adequados”, diz a presidente do movimento que pretende, agora, sair da esfera estadual e ganhar outros patamares.


Para Lana, se a sociedade não se apropriar desse debate, haverá um retrocesso de difícil correção na Educação de milhões de estudantes brasileiros. “Não dá mais para assistir a divulgação dos rankings internacionais e ver o Brasil sempre nas piores posições”.


Fórum


O fechamento das escolas e os novos modelos de educação no pós-pandemia serão alguns dos temas a serem debatidos nesta segunda-feira (5), a partir das 19h30, no A Região em Pauta, projeto de A Tribuna que será transmitido pelo Facebook do Grupo Tribuna.


Participam o ex-senador Cristovam Buarque, a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e o presidente do Sindicato dos Professores, Walter Alves.


Logo A Tribuna
Newsletter