Desafio em Praia Grande é acesso à tecnologia

Realidade dos lares é diferente das escolas

Por: Da Redação  -  03/05/20  -  21:07
Rede municipal de Praia Grande conta com mais de 55 mil alunos matriculados
Rede municipal de Praia Grande conta com mais de 55 mil alunos matriculados   Foto: Divulgação/Felipe França

Praia Grande vem investindo, ao longo dos últimos anos, em tecnologia nas escolas. Os alunos da Cidade contam com computadores, tablets, lousas digitais e todo o suporte técnico no ambiente escolar. Com a pandemia, porém, o desafio é levar o conteúdo para a casa desses estudantes, que geralmente não têm a mesma estrutura ou mesmo internet. 


São aproximadamente 53 mil alunos na rede municipal de ensino. A Prefeitura acredita que 65% poderão ter acesso ao conteúdo disponibilizado pela internet, principalmente por meio do smartphone. 


“Sobre os estudantes que não têm acesso, a Secretaria da Educação está mapeando quantos são para que, em breve, possam retirar todas as atividades de forma impressa na unidade de ensino onde estão matriculadas”, explica Rafael Turlão, chefe do Departamento de Inclusão Digital da Prefeitura. 


Segundo ele, a Plataforma Digital Educacional lançada pela Prefeitura tem surpreendido positivamente. “Recebemos diversos vídeos de alunos realizando as atividades, claro, todos dentro das suas possibilidades. Até alunos com uniforme escolar mesmo estando em casa, trazendo de certa forma a realidade da escola para o seu lar”, diz Turlão. 


O chefe do Departamento de Inclusão Digital detalha que a proposta era criar um sistema descomplicado e de fácil acesso, pois haveria como realizar treinamentos a todos os usuários. “Disponibilizamos o material pedagógico de forma online, porém, permitimos também que possam ser salvos pelos usuários e posteriormente utilizados de forma off-line, ou seja, que não dependa mais de uma conexão com a internet”. 


Mesmo à distância, os docentes buscaram plataformas tecnológicas para se aproximarem dos alunos, já que é necessária a interação. 


"As mais utilizadas são as que fazem parte do nosso dia a dia. Alguns optaram por utilizar as redes sociais e WhatsApp, criando grupos reservados, aplicando regras de integração, sendo compartilhado com os alunos e até mesmo com os pais ou responsáveis”. 


Segundo ele, o retorno dos estudantes será avaliado quando começarem as correções de atividades publicadas e pela busca de explicações dos professores. 


Capacitar


“A gente entende que não é só implantar equipamentos, mas focar na capacitação dos docentes. Percebemos que aparecem algumas dificuldades em certas plataformas disponíveis para interação com alunos. E muitos estudantes só vão ter oportunidade de contato com a tecnologia nas escolas”, dis Rafael Turlão, chefe do Departamento de Inclusão Digital da Prefeitura.de Praia Grande.


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