Fora de casa, São Paulo arranca empate com o São Caetano e se classifica no Paulistão

No Anacleto Campanella, Tricolor contou com gol do garoto Antony para se classificar às quartas de final. O resultado rebaixou o Azulão para a Série A2

Por: Do Estadão Conteúdo  -  21/03/19  -  03:16
Atualizado em 21/03/19 - 03:21
São Paulo encaminha venda de Antony ao Ajax por cerca de 30 milhões de euros
São Paulo encaminha venda de Antony ao Ajax por cerca de 30 milhões de euros   Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo enfrentou dificuldades, mas chegou às quartas de final do Campeonato Paulista. O time só empatou por 1 a 1 com o São Caetano, nesta quarta-feira, no Anacleto Campanella, e se classificou como segundo colocado do Grupo D. A equipe do Morumbi foi favorecida pelo empate do Oeste com o Mirassol. Já o São Caetano está rebaixado para a Série A2 do Estadual.

O adversário do São Paulo na próxima fase será o Ituano, com o primeiro jogo com mando tricolor - as datas e horários serão definidos pelo Federação Paulista de Futebol nesta quinta-feira. O time teve atuação fraca, principalmente no primeiro tempo, e foi salvo pela boa atuação do atacante Antony, autor do gol, na etapa final. 

O técnico interino Vagner Mancini apostou no estreante Igor Gomes, que fez sua primeira partida como profissional. Sua missão era substituir Hernanes e Nenê, ambos contundidos, como articulador das jogadas de ataque. Ele mostrou mobilidade e boa movimentação, mas sumiu na etapa final e acabou substituído. 

Foi uma partida fraca tecnicamente, mais brigada do que jogada com a bola no chão. Reflexo do momento tenso dos dois rivais. O time do ABC acabou com a segunda pior campanha do torneio, o que selou seu rebaixamento, e o São Paulo chegou à ultima rodada da fase de grupos como único grande com risco de ficar fora da fase final.

O São Caetano tinha uma estratégia clara: atacar pela esquerda com velocidade. A melhor chance aconteceu aos 24 minutos. Após tabelinha, Bruno Mezenga fez o pivô para Esley, que saiu cara a cara com Tiago Volpi e parou em grande defesa do goleiro tricolor.

Alguns fatores levaram o time da casa às oportunidades claras. O primeiro foi a troca rápida de passes que envolvia a defesa. O segundo, as falhas de posicionamento dos zagueiros. Sem Arboleda, seu melhor zagueiro na temporada, o São Paulo se mostrou vulnerável com Bruno Alves e Anderson Martins. Também pesou o lado emocional: o time se mostrou nervoso com as dificuldades da partida.

Em um jogo que valia a vida no Paulistão, diante de um adversário que lutava contra o rebaixamento, o São Paulo voltou a jogar mal também no ataque: Pablo e Carneiro ficaram presos na marcação. A melhor chance foi uma bola parada, que passou em frente à área.

O time melhorou sensivelmente no segundo tempo graças às jogadas individuais de Antony, que finalmente começou a jogar, e a substituição de Carneiro por Everton Felipe. Aos 13 minutos, o meia contratado do Sport, que ainda não conseguiu se firmar, finalizou bem, mas Luiz Daniel defendeu.

Grande jogador da segunda etapa, Antony conseguiu abrir o placar em uma jogada toda sua. Ele dominou pela direita e chutou colocado para fazer um belo gol, com desvio da zaga. Como era previsto, o gol tranquilizou o São Paulo, que conseguiu trocar três passes sem falhas. O time chegou com perigo em jogadas pelo lado, mas não finalizou bem.

Desorganizado taticamente, o São Caetano conseguiu o empate em uma jogada isolada, um belo chute de Pablo de fora da área. Animado com o gol e a remota possibilidade de se salvar, o time apostou na bola aérea. O São Paulo terminou o jogo pressionado.


Logo A Tribuna
Newsletter