Tabu é desafio para Jesualdo Ferreira no Santos

Técnicos estrangeiros nunca levaram o Alvinegro a título oficial

Por: Régis Querino & Da Redação &  -  26/12/19  -  15:29
Quem conhece o português não poupa elogios a ele
Quem conhece o português não poupa elogios a ele   Foto: Divulgação/Al Sadd SC

Campeão em três continentes, o técnico português Jesualdo Ferreira terá um desafio a mais quando assumir o comando do Santos, no dia 6 de janeiro. Além de ter a primeira experiência como treinador nas Américas, ele tentará ser o primeiro comandante estrangeiro a conquistar um título pelo Alvinegro.


Ao longo de seus 107 anos de história, o Santos teve 15 técnicos gringos, que não conseguiram levar o time ao topo de qualquer competição ratificada pelas principais federações e confederações de futebol.


“Nenhum técnico estrangeiro conquistou título oficial pelo Santos, seja no Campeonato Paulista, Rio-São Paulo, Brasileiro, Libertadores ou Mundial”, confirma Guilherme Guarche, historiador do Alvinegro.


Décimo sexto profissional nesta lista, com apresentação marcada para o dia 6 de janeiro e contrato até o final de 2020, Manuel Jesualdo Ferreira é referência no futebol lusitano. Foi tricampeão nacional com o Porto, onde também levantou o bicampeonato na Taça de Portugal.


Na África, o português de 73 anos levou o Zamalek ao título egípcio e da Copa do Egito. Em sua passagem pela Ásia, no Al-Sadd, o seu último clube, ele foi campeão da Liga do Catar e da Copa do Catar.


No Santos, Jesualdo Ferreira, primeiro português a comandar a equipe, terá quatro competições para quebrar o tabu e inscrever o seu nome na história alvinegra: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Brasileirão.


Sul-americanos são maioria


Dos 15 técnicos estrangeiros que já passaram pelo Santos, 10 são sul-americanos e cinco europeus. Os uruguaios, com cinco representantes, ocupam o topo do ranking.


A seguir vêm os argentinos, com três treinadores. Um peruano e um paraguaio completam o grupo dos hermanos.


Entre os cinco treinadores do continente europeu que antecederam Jesualdo Ferreira, dois são italianos. Ainda na fase amadora santista, um irlandês, Harold Cross, em 1912, foi o primeiro gringo a comandar o Peixe. Um húngaro e um austríaco fecham a seleta lista.


Logo A Tribuna
Newsletter