Santos volta ao trabalho e Sampaoli tem ajustes a fazer

O Peixe fará uma intertemporada de 19 dias no CT Rei Pelé

Por: Bruno Lima  -  24/06/19  -  10:01
  Foto: Ivan Storti/Santos FC

Passados 11 dias de descanso, devido à pausa para a realização da Copa América, o Santos volta aos treinamentos na tarde desta segunda-feira (24), no CT Rei Pelé, para uma intertemporada de 19 dias visando a sequência do Campeonato Brasileiro. E nas quase três semanas de trabalho sem partidas, o técnico Jorge Sampaoli poderá corrigir problemas constatados no time ao longo do primeiro semestre.

Para ver o Peixe na briga pelo título até o final do Brasileirão, A Tribuna On-line aponta seis pontos que precisam ser ajustados.

Perda da concentração

O primeiro ajuste que o treinador argentino precisa fazer no Peixe diz respeito à perda da concentração quando o time se vê em desvantagem no placar logo nos minutos iniciais dos confrontos. Foi em situações assim que, no afã de conquistar o empate, a equipe da Vila Belmiro acabou goleada por Ituano e Botafogo-SP, no Campeonato Paulista, e, mais recentemente, Palmeiras, já no Campeonato Brasileiro.

Encontrar o equilíbrio

Uma das características que fizeram Sampaoli cair rapidamente nas graças do torcedor do Santos foi a predileção pelo futebol ofensivo. Entretanto, o técnico alvinegro precisa encontrar um equilíbrio e saber reconhecer que, às vezes, o empate não é mau negócio. Se tivesse feito essa leitura no segundo confronto da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, no Pacaembu, o Peixe não teria se exposto com tanta gente e, provavelmente, não teria sofrido o gol da virada que resultou na eliminação.

Excesso de cruzamentos

Desde que assumiu o comando do Santos, Sampaoli tem formado, regularmente, um ataque com três jogadores, sendo dois deles abertos pelos lados do campo. Com isso, é comum ver o Peixe exagerando nos cruzamentos para dentro da área, mas sem aproveitá-los. Ora, pelos excessivos erros nesse fundamento, ora pelo homem de referência não saber ou conseguir aproveitá-los.


Sampaoli terá 19 dias para entrosar Uribe com os demais companheiros
Sampaoli terá 19 dias para entrosar Uribe com os demais companheiros   Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Homem de referência

Contratado no final de maio, o atacante Fernando Uribe pode ser a solução para os excessivos cruzamentos mal aproveitados pelo Santos. E a tendência é que Sampaoli encontre um lugar para ele no time titular. Afinal, desde que desembarcou na Vila Belmiro o treinador pediu, repetidas vezes, a contratação de um camisa 9. Tendo 19 dias para entrosar o colombiano com os demais companheiros, o técnico poderá realizar o antigo desejo de jogar com um homem de referência no ataque.


Ausência de Rodrygo

Ainda no ataque, Sampaoli terá uma missão um pouco mais complicada: fazer Marinho substituir Rodrygo à altura. Vendido ao Real Madrid, o jovem de 18 anos se despediu do elenco nessa parada para a Copa América e deixou o lado direito do ataque com Marinho. Comprado do Grêmio, também no mês passado, o jogador já fez algumas partidas na função e demonstrou bastante vontade. Porém, ainda precisa entender com mais clareza o que quer o treinador argentino.


  Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ajuste inesperado

Um ajuste inesperado que o técnico do Peixe terá que fazer é no meio-campo. Ao se convencer de que Jean Lucas era uma das suas peças mais importantes no meio-campo titular da equipe, Sampaoli foi pego de surpresa com a saída do volante para o Lyon, da França. Apesar de o atleta pertencer ao Flamengo, o argentino acreditava que poderia contar com o seu futebol até o final da temporada. Diante da sua ausência, o treinador tentará transformar Jobson ou Alison no sucessor.


O Peixe é o vice-líder do Brasileirão, com 20 pontos, cinco a menos do que o Palmeiras. A equipe da Vila Belmiro voltará a jogar no próximo dia 13 contra o Bahia, em Salvador.


Logo A Tribuna
Newsletter