Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Santos volta ao Top 5 dos clubes com mais seguidores nas redes sociais

Peixe ganhou 80 mil novos inscritos em dezembro, metade deste volume proveniente de seu perfil no Instagram

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/01/21  -  13:58
Santos diz que não houve assédio moral e que acusado de racismo deixou o clube
Santos diz que não houve assédio moral e que acusado de racismo deixou o clube   Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Com o incremento de 80 mil novos inscritos nas redes sociais em dezembro, o Santos FC voltou a ocupar o Top 5 em quantidade de seguidores na internet entre os clubes brasileiros. O Peixe não figurava entre os maiores crescimentos do ranking desde a edição de maio de 2020. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (12), pelo Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom. Flamengo, São Paulo, Palmeira e Corinthians, respectivamente, aparecem no topo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Conforme o levantamento, quase a metade dos novos inscritos nas redes sociais do time da Vila Belmiro veio do perfil do Peixe no Instagram. Com isso, o clube somou 649 mil novos inscritos no ano passado. Trata-se de um crescimento de 8% na sua base de internautas e se aproxima da marca de 9 milhões de inscritos no combinado de suas redes.


>> VEJA RANKING COMPLETO


O Flamengo se mantém na liderança do ranking e completa dois anos no topo do crescimento mensal. Em dezembro, registrou 323 mil novos inscritos. Em 2020, o “rubro-negro” conquistou 9,2 milhões de novas inscrições em todas as suas plataformas.


O São Paulo, pelo segundo mês consecutivo, registrou o segundo maior crescimento mensal ao registrar 208 mil novos inscritos, com destaque para seu desempenho no Instagram e TikTok, os principais motores de crescimento no mês. O clube finaliza o ano com 29% de seu crescimento mensal concentrados no último bimestre de 2020.


O Palmeiras também se mantém na terceira posição do ranking pelo segundo mês consecutivo, ao registrar 140 mil novos inscritos e com o TikTok voltando a ser o principal motor de crescimento do clube. O “Alviverde”, que ampliou sua base digital em 12% em 2020 e somou mais de 1,3 milhão de novas inscrições, esteve entre os cinco maiores crescimentos em nove meses durante o ano passado.


O Corinthians figura na quarta posição ao registrar 115 mil novos inscritos no último mês, com 69% de participação provenientes do Instagram. O “Timão” também foi o segundo clube que mais cresceu no ano de 2020, com um acréscimo de 2,1 milhões de inscritos em sua base digital, uma variação de 9% no ano. Destaque para seu perfil oficial no TikTok, responsável por mais de 900 mil inscritos no último ano, sendo o segundo perfil mais popular nesta plataforma entre os clubes brasileiros.


O estudo


O levantamento analisa o comportamento das redes sociais dos 50 maiores clubes brasileiros. O ano terminou com um total de 23,6 milhões de novos inscritos entre todos os clubes, uma média de crescimento percentual de 16%, e com os quatro maiores clubes com mais de 1 milhão de novos inscritos no período. Outro destaque foi a presença dos quatro principais clubes do estado de São Paulo no TOP 5 crescimentos de dezembro, fato inédito em toda a série histórica.


Logo A Tribuna