Santos vence o Guarani em Campinas com gol contra do rival nos acréscimos

Após mais um jogo ruim do time de Jesualdo Ferreira, Alvinegro ganha a primeira no Campeonato Paulista e assume a liderança do Grupo A, com 4 pontos

Por: Régis Querino  -  28/01/20  -  01:19
Arthur Gomes e Felipe Jonathan comemoram o primeiro gol da vitória do Santos em Campinas
Arthur Gomes e Felipe Jonathan comemoram o primeiro gol da vitória do Santos em Campinas   Foto: Eduardo Carmim/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Um gol contra do lateral direito Pablo, do Guarani, aos 47 minutos do segundo tempo, livrou o Santos de voltar de Campinas com mais um empate no Campeonato Paulista na noite desta segunda-feira (27). O tento garantiu a vitória do Alvinegro por 2 a 1, pela segunda rodada do Estadual, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.


Apesar do triunfo, o time de Jesualdo Ferreira continua em dívida com a torcida neste início de temporada. Assim como na partida de estreia, o empate sem gols com o Red Bull/Bragantino, na semana passada na Vila Belmiro, o Santos voltou a se mostrar um time lento e com pouca inspiração em campo.


A vitória, no entanto, garantiu a liderança do Grupo A ao Peixe, com 4 pontos. Ponte Preta e Oeste têm 3 pontos e o Água Santa ainda pontuou.


O próximo jogo santista é nesta quinta-feira (30), às 19h15, na Vila Belmiro, contra a Internacional de Limeira, do técnico Elano, que nesta segunda (27), bateu o Red Bull por 1 a 0, em Bragança Paulista.


O jogo


A partida começou morna, com muito toque de bola e pouca objetividade das duas equipes. Mas bastou uma boa articulação do ataque santista que o gol saiu, aos 21 minutos.


Felipe Jonathan recebeu a bola na esquerda de Eduardo Sasha e cruzou com precisão, na cabeça de Arthur Gomes, que testou para o gol, encobrindo o goleiro Jefferson. Foi o primeiro gol do Peixe no Paulistão 2020.


O gol animou o Santos, que teve chance para ampliar, aos 23. Pará avançou pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Sasha ajeitou e Diego Pituca, que chegava na corrida, chegou batendo, mas mandou um tiro descalibrado, muito alto, por cima do gol.


A essa altura, o Alvinegrou tomava conta do jogo e Felipe Jonathan quase marcou o segundo. Aos 33, o lateral recebeu passe no bico esquerdo da grande área e bateu de três dedos. O tiro, cruzado, saiu perto do poste esquerdo de Jefferson.


Aos 35, Arthur Gomes, que já acusava um desconforto na coxa direita, deixou o gramado para a entrada de Jean Mota.


O ritmo de jogo caiu nos minutos finais da etapa inicial e o Santos foi para o vestiário em vantagem.


Segundo tempo


O jogo mal havia começado na etapa final e o volante do Guarani, Lucas Abreu, foi expulso ao entrar de sola no zagueiro Luiz Felipe, com menos de um minuto.


No reinício da partida, o Bugre teve a primeira chance aos 5 minutos, quando Giovanny bateu falta do bico esquerdo da grande área e Everson espalmou.


O Santos respondeu aos 7, com Raniel mandando uma bomba da entrada da área, mas a bola subiu muito.


Apesar da desvantagem numérica, o Guarani pressionava o Alvinegro e levava perigo ao gol de Everson em cruzamentos para a área.


Com mais espaço para trabalhar, o Santos chegou com perigo novamente aos 13. Raniel foi à linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro, mas Jefferson se antecipou a Sasha e afastou o perigo.


A insistência do Bugre resultou no gol de empate, aos 19. Após cruzamento na área de Bidu, Marcelo cabeceou para Rafael Costa, que sobiu sozinho de cabeça para empatar, na saída de Everson.


Raniel quase pôs o Santos à frente no placar de novo aos 22, ao bater colocado, de fora da área, mas a bola saiu raspando a trave esquerda de Jefferson.


Lento e pouco inspirado, o Alvinegro não conseguia se impor mesmo com um jogador a mais em campo. E quando buscava o ataque, permitia que o Guarani levasse perigo nos contragolpes.


E foi num desses contra-ataques que o Bugre só não virou o placar porque Everson fez grande defesa, aos 40, defendendo um chute cara a cara de Junior Todinho. O Santos levou perigo aos 42, em tiro de Jean Mota de fora da área que Jefferson espalmou.


Quando parecia que o empate estava sacramentado, o Santos ganhou um presente do lateral direito Pablo. Aos 47, após cobrança de falta de Jean Mota na trave, o ala tentou afastar e acabou marcando contra.


Vitória importante para o time, que assumiu a liderança do Grupo A e para Jesualdo Ferreira, que se livrou de ter o seu trabalho criticado após mais uma atuação pouco convincente da equipe.


Ficha técnica


Guarani x Santos
Segunda rodada do Campeonato Paulista
27 de janeiro de 2020
Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas


Escalações


Guarani: Jefferson; Pablo, Romércio, Bruno Silva e Bidú; Deivid, Lucas Abreu, Luca Crispim (Marcelo) e Giovanny (Bruno Sávio); Júnior Todinho e Rafael Costa (Mateusinho). Técnico: Thiago Carpini


Santos: Everson; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonathan; Alison, Diego Pituca (Uribe) e Carlos Sánchez; Arthur Gomes, Raniel (Tailson) e Eduardo Sasha. Técnico: Jesualdo Ferreira


Árbitro: Vinicius Furlan


Gols: Arthur Gomes (Santos), aos 21 minutos do primeiro tempo; Rafael Costa (Guarani), aos 19, e Pablo (Guarani, contra), aos 47 do segundo tempo


Cartões amarelos; Pará, Luiz Felipe (Santos), Romércio (Guarani)


Cartão vermelho: Lucas Abreu (Guarani)


Público: 9.130 pagantes.
Renda: R$ 174.973,00


Logo A Tribuna
Newsletter