Santos tem de contrariar estatísticas em busca do tetra na Libertadores

Apenas uma equipe na história da competição continental saiu da fase preliminar e conquistou o título

Por: Bruno Lima  -  14/04/21  -  08:31
O técnico Ariel Holan já avisou que o elenco terá que se dedicar muito para chegar ao título
O técnico Ariel Holan já avisou que o elenco terá que se dedicar muito para chegar ao título   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Classificado para a fase de grupos da Libertadores, após os dois confrontos contra o San Lorenzo, o Santos terá que contrariar as estatísticas para chegar ao tetracampeonato continental. Desde que a Conmebol passou a realizar a fase preliminar da competição, apenas uma equipe conseguiu superar todas as etapas e erguer o principal troféu sul-americano.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O feito foi conquistado em 2009 pelo Estudiantes, da Argentina. Na ocasião, a equipe que tinha o craque Juan Sebastian Veron no meio-campo passou pelo Sporting Cristal, do Peru, na fase preliminar, e depois de chegar na decisão, bateu o Cruzeiro, em pleno Mineirão, para ficar com a taça.


Fora o time argentino, somente duas equipes conseguiram sair da fase preliminar e ir até a decisão da Libertadores: o Olimpia, em 2013, e o Independiente del Valle, em 2016. Os dois, no entanto, acabaram derrotados por Atlético-MG e Atlético Nacional, respectivamente.


Experiente, o técnico Ariel Holan sabe muito bem dos obstáculos que encontrará pela frente para repetir a glória do Estudiantes.


"Todos os times da Libertadores, todos os jogos, são difíceis. São níveis diferentes de dificuldade, mas são difíceis. É uma copa difícil. Vamos ter que trabalhar muito e dar nosso melhor", disse o técnico.


Dentre os clubes brasileiros, o Santos e o São Paulo ostentam o melhor desempenho saindo da fase preliminar. Ambos chegaram às semifinais. Em 2007, o Alvinegro foi eliminado pelo Grêmio, enquanto o Tricolor, em 2016, parou no Atlético Nacional.


Atual vice-campeão da Libertadores, o Santos terá que mostrar a sua força já nos confrontos do Grupo C, que tem Boca Juniors, da Argentina, Barcelona de Guayaquil, do Equador, e The Strongest, da Bolívia.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter