Santos leva goleada do Botafogo-SP e termina na segunda colocação do grupo

Com um time reserva, poupando titulares para a fase de mata-mata, Peixe levou 4 a 0 do Tricolor do Interior, com direito a três gols do atacante Rafael Costa. Peixe enfrenta agora o RB Brasil nas quartas de final

Por: De A Tribuna On-line  -  21/03/19  -  02:36
Com reservas entre os titulares, Santos foi irreconhecível, jogou mal e foi goleado mais uma vez
Com reservas entre os titulares, Santos foi irreconhecível, jogou mal e foi goleado mais uma vez   Foto: Folhapress

Uma vez sensação da competição, o Santos terminou a primeira fase do Campeonato Paulista longe da maneira que o torcedor esperava. O time caiu de rendimento na reta final da fase de grupos e viu o RB Brasil garantir o primeiro lugar do Grupo 1. Na noite desta quarta-feira (20) no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Peixe foi goleado pelo Botafogo-SP. Com três gols do atacante Rafael Costa e um de Plínio, os donos da casa fizeram 4 a 0, resultado esse que manteve a equipe do Interior na elite do futebol paulista.


O Santos, que já estava classificado para a fase de mata-mata, agora terá de decidir a ida para a semifinal longe de seus domínios. As datas e horários das duas partidas serão definidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), em reunião na manhã desta quinta-feira (21), na sede da entidade. O Peixe encerrou a primeira fase com 23 pontos. Foram sete vitórias, dois empates e três derrotas. O time de Sampaoli marcou 19 gols, empatado como o melhor ataque, e sofreu 13 gols, sendo assim o time com a pior defesa da primeira fase entre as oito equipes classificadas para as quartas de final.


Diante do Botafoto, Sampaoli poupou alguns dos principais titulares, somente com Vanderlei, Gustavo Henrique, Luiz Felipe e Diego Pituca jogaram nesta quarta-feira. Mal deu tempo para mais uma nova escalação titular do Santos se firmar dentro de campo que o Botafogo iniciou surpreendendo. Logo no primeiro lance de jogo, o Tricolor rondou a área de defesa do Peixe. Marlon Freitas cruzou na cabeça de Rafael Costa, que cabeceou no contra-pé de Vanderlei, dando nenhuma chance de reação para o goleiro santista.


Durante a primeira etapa, o Peixe tinha muitas dificuldades na criação das jogadas ofensivas. Homens de frente nesta noite, Eduardo Sasha e Felippe Cardoso pouco produziram em uma noite pouco inspirada. Jogando pela sobrevivência e não ser rebaixado, o Botafogo fez 2 a 0 aos 18 minutos com Plínio em jogada de escanteio. Após dois desvios na área, o zagueiro, de bico, empurrou para o gol vazio. Demorou para o Santos incomodar a área adversária. Somente aos 43 minutos, Gustavo Henrique mandou uma cabeçada na trave após cobrança de escanteio.


No segundo tempo, Sampaoli promoveu a entrada de Rodrygo para dar mais ofensividade ao Peixe. Mas isso de nada adiantou. Inclusive, a etapa final serviu somente para o Botafoto ampliacar o placar. Primeiro, aos cinco minutos, novamente Rafael Costa. Erro na saída de bola do Santos na faixa intermediária deu o contra-ataque para o Tricolor. O camisa 99 recebeu lançamento pelo chão e, antes da chegada de Vanderlei, deu um tapa consciente de pé direito diretamente para o fundo do gol.


A noite realmente não era do Santos. O time tinha a posse da bola, mas, ao mesmo tempo, parava no bom sistema defensivo dos donos do casa e esbarrava em erros de passe e movimentação no ataque. Na única oportunidade clara de gol do Peixe em toda a etapa final, Jean Lucas cruzou para a área, Sasha esperou o segundo quique da bola e emendou cruzado, de primeira para o gol e obrigou Darley a fazer boa defesa.


Se não bastasse a noite ruim com a bola no pé, o Santos ainda perdeu Lucas Veríssimo, fazendo sua estreia em 2019. O zagueiro errou o domínio do meio de campo e cometeu falta boba. Como já tinha um cartão amarelo, recebeu o segundo e acabou sendo expulso. Antes do apito final, o quarto e último gol dos donos da casa. Wellington Bruno deu passe milimétrico para Rafael Costa. Inspirado, o atacante do Fogão mostrou categoria e, com um leve toque, encobriu Vanderlei e a bola foi parar nas redes.


Santos terá de decidir vaga para a semifinal contra o RB Brasil longe de seus domínios
Santos terá de decidir vaga para a semifinal contra o RB Brasil longe de seus domínios   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ficha técnica


Botafogo-SP 4 x 0 Santos


Botafogo (SP) - Darley; Bruno José (Evandro), Plínio, Naylhor e Pará; Willian Oliveira, Marlon Freitas e Nadson (Wellington Bruno); Erick (Ednei), Rafael Costa e Felipe Saraiva. Técnico: Roberto Cavalo.

Santos - Vanderlei; Luiz Felipe (Rodrygo), Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo; Matheus Ribeiro, Yuri, Jean Lucas (Felipe Jonatan), Diego Pituca e Copete; Eduardo Sasha e Felippe Cardoso (Orinho). Técnico: Jorge Sampaoli. 

Gols - Rafael Costa, a um 1 minuto do 1º tempo; Plínio, aos 18 minutos do 1º tempo. Rafael Costa, aos 3 e aos 42 minutos do 2º tempo.

Árbitro - Raphael Claus.

Cartões amarelos - Pará (Botafogo); Matheus Ribeiro e Lucas Veríssimo (Santos).

Cartão vermelho - Lucas Veríssimo (Santos).

Local - Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).


Logo A Tribuna
Newsletter