Santos fecha primeira fase do Paulista com números ruins, apesar da classificação

Peixe tem apenas uma sequência de duas vitórias consecutivas e aproveitamento abaixo de 50% na competição

Por: Bruno Lima  -  27/07/20  -  12:01
Soteldo foi contratado no ano passado e é um dos principais jogadores do Santos
Soteldo foi contratado no ano passado e é um dos principais jogadores do Santos   Foto: Ivan Storti/SantosFC

Em meio a toda turbulência extracampo, o Santos encerrou, neste domingo (26), perdendo de virada para o Novorizontino, por 3 a 2, a sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista. Com 16 pontos, o Peixe se garantiu em primeiro lugar do Grupo A e nesta quarta-feira (29) recebe a Ponte Preta, que obteve 13 pontos, pelas quartas de final. Apesar da passagem e da liderança da chave, os números e a postura do Peixe não dão motivos para o torcedor se empolgar. 


O time da Vila Belmiro terminou a classificação geral do Paulistão na 9ª colocação.

De todas as equipes que seguem vivas no campeonato, o Santos só ficou à frente da Ponte Preta. Times como Novorizontino e Guarani, que sequer avançaram, tiveram melhor desempenho do que o Peixe, e terminaram em 5º e 8º, respectivamente. 


Nos 12 jogos disputados pelo Estadual, os comandados de Jesualdo Ferreira conquistaram quatro vitórias, quatro empates e foram derrotados quatro vezes. Isso representa um aproveitamento de apenas 44,4%.

Somente uma vez no campeonato a equipe conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas. 


Nesta dúzia de partidas, a equipe marcou 13 gols e sofreu 12. Ou seja, saldo de apenas um gol. Marinho, Arthur Gomes, Raniel e Eduardo Sasha, letígio com o clube, são os artilheiros do elenco na competição com dois gols cada.


No ano passado, por exemplo, o Alvinegro encerrou a primeira fase com o melhor ataque, tendo 19 gols marcados, ao lado de Red Bull e Ituano. Na ocasião, porém, o Peixe foi vazado em 13 oportunidades. 


Cartões


Ao lado da Ponte Preta, o Santos terminou a fase de classificação como o time mais advertido com cartões vermelhos: três ao todo. Além disso, o Peixe foi punido com 23 amarelos. 


Entre os times que ainda disputam o Estadual, apenas o Palmeiras, com 25 amarelos e dois vermelhos, o Santo André, com 29 amarelos, e a Macaca com mais 33 amarelos, superam o Peixe.


Logo A Tribuna
Newsletter